A Electronic Arts revelou, nesta terça-feira (20), detalhes sobre o gameplay de FIFA 22, próximo jogo de futebol da série anual. As melhorias incluem mais animações para os jogadores, otimização de inteligência artificial e táticas inéditas que poderão ser usadas durante as partidas pelos jogadores.

Pela primeira vez, o jogo contou com a captura de uma partida de verdade entre dois times de 11 pessoas em um campo real para que a equipe pudesse trazer mais realismo à movimentação dos jogadores durante o gameplay. Antes, as capturas eram feitas dentro de um estúdio, o que limitava alguns aspectos.

Passe em FIFA 22.

Machine Learning também será uma parte importante da experiência, já que aplicará conceitos do futebol do mundo real ao game conforme aprender com as partidas reais. Essas duas tecnologias combinadas prometem muito mais realismo e contribuir para os quatro "pilares" do gameplay de FIFA 21: fidelidade visual, responsividade, variedade de futebol e profundidade de futebol.

Com quatro mil animações sendo adicionadas ao jogo em FIFA 22, o jogo promete trazer a maior revolução visual na história da franquia. Com mais frames, o realismo da movimentação dos jogadores aumenta consideravelmente, já que não há saltos de quadros quando uma perna se movimento, por exemplo.

Domínio em FIFA 22.

O algoritmo de Machine Learning de FIFA 22 tem acesso a 8.7 milhões de frames capturados na partida do mundo real gravada como referência para o jogo. Assim, são criadas animações em tempo real que mostram o passo a passo de como o jogador acertará a bola: há maior preocupação com a maneira como o jogador se aproxima e prepara o chute, de forma que a posição do corpo faça sentido com o resultado da bola sendo acertada.

Nem tudo se resume a visual, é claro. Por meio da chamada Tactical AI, a Inteligência Artifical oferecerá melhores opções de passe para o jogador, com uma movimentação mais inteligente enquanto se ataca. A inteligência artificial da defesa foi completamente reformulada, de forma que a marcação em zonas será ainda mais sincronizada. A promessa é de que os grupos de defensores se comportarão como unidades. Será necessário reaprender como perfurar a defesa.

Cabeceio em FIFA 22.

As disputas aéreas também foram reformuladas para que sejam mais bonitas, visualmente, e também ofereçam respostas mais claras sobre quem acertou, de fato, a bola. No chão, o controle de bola também foi renovado, com melhores animações na hora de dominar a bola, por exemplo. No passado, animações mais curtas serviam para manter a responsividade. Entretanto, FIFA 22 promete animações mais longas e fluidas que não atrapalham e responsividade.

Ao longo da partida, os jogadores interagirão com mais frequência. Eles dirão coisas uns aos outros (sem áudio, provavelmente), apontarão na direção uns dos outros e pedirão a bola. Tudo isso para passar a impressão de que estamos jogando uma partida real.

Barreira em FIFA 22.

Goleiros também serão mais confiáveis no novo jogo, além de contarem com animações inéditas que tornam as defesas mais impressionantes. De acordo com a equipe de FIFA 22, essa mudança foi consequência direta dos pedidos da comunidade, que às vezes não sentia tanta confiança no goleiro.

A trajetória da bola quando o jogador faz um passe ou chute terá alterações também. Física é um dos pontos mais importantes em um jogo de futebol e, para acertar na movimentação, foi usada a gravação de uma bola em uma partida real. Comparativamente, parece que FIFA 22 será muito mais realista também nesse sentido do que FIFA 21.

Mbappé em FIFA 22.

Quando o jogador pressionar o botão de corrida, existirá maior diferença também na impulsão. Caso um atacante esteja sendo marcado enquanto conduz a bola devagar, pressionar o botão de corrida dará um impulso ainda maior, para que se livrar da marcação seja mais fácil. Jogadores com bola também terão uma vantagem inicial, em termos de velocidade, em relação aos próprios parceiros (quem tomou a decisão de avançar, naturalmente, tende a correr mais rápido no início do que quem espera um passe).

Novas táticas de ataque também foram prometidas como resposta aos pedidos da comunidade. Dribles inéditos também estão confirmados (embora ainda não existam tutoriais disponíveis, infelizmente). Aliás, ao receber a bola, jogadores poderão usar os dribles para controlá-la.

Capa de FIFA 22.

O último recurso de gameplay a ser apresentado foi a análise de partida. Interceptação de passes, em qual área do campo a bola ficou por mais tempo, quão ofensivos/defensivos são os jogadores. Existirão uma série de informações que ajudarão o jogador a entender como está jogando e o que pode fazer para melhorar.

FIFA 22 será lançado em 1º de outubro para PS5, Xbox Series, PS4, Xbox One e PC.