O ano da Copa do Mundo da Rússia não foi marcado pela conquista do hexa pela Seleção Brasileira, liderada pelo atacante Neymar Jr..

Ainda assim, o craque chamou atenção ao mostrar muitas vezes publicamente a paixão por jogos eletrônicos.

Relembramos abaixo os principais momentos do astro ao longo desta temporada. Clique nas fotos para ver as notícias da época com mais detalhe sobre cada episódio.

Vai mudar: sai CS, entra PUBG

Logo em janeiro Neymar deixou fãs curiosos ao aparecer nas redes sociais jogando o fenômeno PUBG. Na época, o craque brasileiro aparecia muito mais curtindo outro jogo de tiro, o também popular Counter-Strike.

Divulgação

Soco no ar

A lua de mel de Neymar com PlayerUnknown's Battlegrounds continuou firme e forte: após ter pedido um servidor próprio ao criador do jogo, o atacante do Paris Saint-Germain foi visto imitando um dos movimento do game - um soco no ar - durante partida do time contra o Dijon FCO, que terminou com uma massacrante vitória de 8-0 do PSG sobre os adversários, com quatro gols anotados pelo brasileiro.

Divulgação

Servidor privado

Em certo momento ainda no início do ano, Neymar pediu um servidor privado à equipe de produção de PUBG e recebeu uma resposta do próprio criadro do game, Brendan Greene. Aparentemente, deu tudo certo com o pedido do astro.

Divulgação

Cosplay

Seguiu forte a admiração mútua entre Neymar e o criador de PlayerUnknown's Battlegrounds, Brendan Greene. O desenvolvedor publicou uma foto no Twitter mostrando o craque do PSG todo vestido como se fosse um personagem do game.

Montagem/The Enemy

De volta ao CS:GO

Em maio o atacante mostrou que não tinha abandonado de vez o CS:GO. Ele chamou atenção ao mostrar pelo Stories, no Instagram, que acompanhou a partida entre as equipes brasileiras Fúria eSports e Yeah! Gaming, que valia vaga para o torneio internacional FACEIT Major 2018.

Detalhe: Neymar assistiu à partida pelo notebook, dentro do avião com a Seleção Brasileira a caminho de Londres. O carinho foi notado pela equipe de mídias sociais da Fúria.

 

Reprodução/@neymajr

Fifinha

Depois de já ter sido capa de edições do Pro Evolution Soccer, o craque apareceu pela primeira vez na capinha de um FIFA. Neymar aparece ao lado de Cristiano Ronaldo nas imagens oficiais das edições Champions e Ultimate.

Divulgação

Flashbang... na Copa!

Muitas pessoas acharam que a comemoração do primeiro gol do Brasil contra o México nas oitavas-de-final da Copa do Mundo 2018 foi uma referência ao seriado Chaves, mas na verdade trata-se de mais uma homenagem ao jogo Counter-Strike - os jogadores fizeram um movimento como se estivessem se protegendo de uma granada flashbang. A informação foi confirmada pela equipe técnica da Seleção Brasileira ao jornal Extra.

Reprodução/Twitter

CSzinho para relaxar

Depois de fazer referência ao CS:GO para celebrar um dos gols que garantiram a vitória do Brasil contra o México e a vaga nas quartas de final da Copa do Mundo, Neymar e seus "parças" de equipe decidiram comemorar a classificação... jogando CS.

Pelo Instagram, o atacante brasileiro publicou uma foto com uma tela de CS:GO e a frase: "Se tem comemoração, é óbvio que tem jogo!", escreveu, marcando os colegas de time Gabriel Jesus, Casemiro, Willian e Philippe Coutinho. Veja:

Reprodução/Instagram

Minigame cai-cai

Mesmo após se despedir da Copa do Mundo da Rússia com a eliminação do Brasil para a Bélgica, Neymar continua a ser lembrado pelo modo como "valoriza" suas quedas de modo a cavar faltas. E a zoeira acabou virando um game.

Trata-se de Ney Boy Challenge, um título de navegador no qual seu objetivo é tentar manter um avatar muito parecido com o craque brasileiro em pé. O jogo é extremamente simples: você utiliza as setas do teclado para manter seu avatar em pé. Quanto mais segundos, melhor seu placar.

Reprodução

Ressaca da Copa

Após a derrota do Brasil para a Bélgica nas quartas de final da Copa do Mundo, Neymar se distanciou dos holofotes, sem dar entrevistas. Sua atuação no torneio, repleta de "valorizações" em quedas, virou motivo de piada no mundo todo e o fez se manifestar sobre a eliminação da Seleção apenas uma vez em suas redes sociais.

O craque brasileiro "reapareceu" cerca de uma semana depois jogando o game que embalou a concentração do Brasil durante a Copa: Counter-Strike: Global Offensive. A revelação veio pelo Instagram de outro jogador brasileiro: Gabriel Jesus. Na rede social, o atacante publicou uma imagem da tela do game, marcando o jogador do PSG.

Divulgação

Embaixador do FUT

Além de aparecer nas capas de algumas edições especiais de FIFA 19, Neymar Jr. também foi embaixaro do popular modo FUT, ao lado dos craques Kevin De Bruyne e Paulo Dybala.

Divulgação

Parça de Alex Hunter

O atacante brasileiro fez parte também do terceiro capítulo da história do craque virtual Alex Hunter no modo Jornada de FIFA 19. Em certo ponto da história, os dois jogadores se conhecem e conversam um pouco.

Reprodução

Edição especial

A exemplo de outros jogadores de renome do cenário global, Neymar ganhou da Electronic Arts uma edição muito especial de FIFA 19. No Instagram, Neymar Jr. postou foto com o jogo. Embalado em uma espécie de vitrine, o game também possui uma capa diferenciada, mostrando apenas o craque brasileiro.

Reprodução/Instagram

Jogo mobile

O atacante do PSG também se aventurou neste ano com um jogo próprio para smartphones.

Match MVP Neymar Jr. oferece partidas em tempo real online contra outras pessoas.O título traz uma experiência ao estilo modo carreira, em que se controla apenas um atleta em campo e é possível evoluir as habilidades dele.

O próprio Neymar aparece em campo em alguns momentos e há também uma recriação virtual no tutorial do Instituto Neymar Jr., localizado em Praia Grande.

Divulgação

Profissão: streamer

Depois de passar o ano inteiro mostrando nas redes sociais o quanto gosta de videogames, menino Ney fechou a temporada transformando isso em profissão: o craque do futebol fez uma transmissão ao vivo de Call of Duty ao lado dos streamers Hayashii e Alanzoka.

Divulgação