O governo dos Estados Unidos está promovendo novas ações para analisar os investimentos da gigante chines Tencent em companhias dos Estados Unidos, revelou a Bloomberg em uma reportagem neste domingo (20).

Segundo a publicação, o Comitê de Investimento Estrangeiro enviou comunicados a empresas como a Epic Games e Riot Games pedindo esclarecimentos sobre seus sistemas de proteção de dados e sobre como elas lidam com informações de cidadãos estadunidenses em suas operações.

O comitê é responsável por analisar e investigar de empresas dos Estados Unidos por extrangeiros para avaliar riscos de segurança nacional. O órgão também tem autonomia para recomendar que o presidente bloqueie ou desfaça negócios.

Ambas as companhias têm envolvimento direto com a Tencent. Enquanto a produtora de League of LegendsValorant é de completa posse da empresa chinesa, 40% da Epic Games é de participação do conglomerado. Além da dupla, a Tencent ainda tem participação na Activision Blizzard.

Fora dos Estados Unidos, a Tencent ainda tem participações ou investimentos e companhias como Grinding Gear, Ubisoft, Bluehole, Yager, e PlatinumGames.

A ação é a mais nova investida da administração de Donald Trump contra a Tencent. Anteriormente, o presidente dos Estados Unidos, já ameaçou banir o app WeChat, app da Tencent, no país – assim como o TikTok, rede social da empresa chinesa ByteDance.