Um dos títulos mais infames da última década, Aliens: Colonial Marines foi pesadamente criticado logo após seu lançamento por sua jogabilidade sofrida – em especial, pela péssima inteligência artificial dos inimigos do jogo.

O motivo por trás do sistema problemático que comandava os xenomorfos do game parece ter sido finalmente descoberto por James Dickinson, modder do ModDB que explorou o código do game em busca de respostas.

Segundo Dickinson, o problema dos alienígenas do jogo estava em um erro de digitação no código, que dificultava a interação dos personagens com o protagonista. No trecho de código "ClassRemapping=PecanGame.PecanSeqAct_AttachXenoToTether", os programadores do game erraram ao escrever "Tether", quando a palavra correta seria "Teather".

Segundo o modder, jogadores de PC podem alterar o código acessando o arquivo PecanEngine.ini, localizado na pasta Aliens Colonial Marines\PecanGame\Config para consertar o bug. Com isso, a expectativa é que os inimigos se tornem mais competentes durante o combate – melhorando ao menos um dos aspectos do jogo.

Aliens: Colonial Marines está disponível para PlayStation 3, Xbox 360 e PC.