A Harmonix Music Systems, estúdio que no passado encontrou sucesso como franquias como Guitar Hero, Rock Band e Dance Central, é a mais nova aquisição da Epic Games, responsável por Fortnite e que tem feito diversas aquisições pontuais nos últimos tempos.

"Nos últimos 26 anos nos esforçamos para redefinir como as pessoas experienciar e interagir com música", diz o comunicado no site do estúdio. "Dos dias iniciais com The Axe para Guitar Hero, Rock Band, Dance Central, nossos jogos VR, FUSER, e tudo nesse meio-tempo, aspiramos redefinir o que um jogo musical pode ser. Agora, vamos trabalhar com a Epic para superar expectativas mais uma vez ao trazer nossa marca única de experiências musicais em jogos para o Metaverso, e não poderíamos estar mais animados."

A Epic Games reforçou o aspecto do metaverso e Fortnite em seu próprio anúncio sobre a aquisição do estúdio.

"A Harmonix tem um histórico de criar experiências musicais divertidas e engajantes feitas para todos. Ao trabalharmos para construir o metaverso, essa expertise é necessária para reimaginar como música é ouvida, criada e distribuída."

"A equipe da Harmonix vai colaborar de perto com a Epic para desenvolver jornadas musicais e gameplay para Fortnite enquanto ainda apoia títulos existentes, incluindo Rock Band 4."

Por enquanto, a Harmonix não pode dar mais detalhes sobre de que formas ela pretende expandir os horizontes de Fortnite em termos musicais. No passado, ele já contou com shows virtuais de figuras como Marshmello, Ariana Grande e Travis Scott (apesar dos futuros pesares), até mesmo ambientes diferentes, como a área inspirada pela banda Weezer no Modo Criativo.

Rock Band 4
Harmonix/Divulgação

O que o estúdio deixou claro é que continuará com os planos de DLC para Rock Band 4, uma nova temporada para o modo Rivals, e que nenhum de seus jogos será removido do Steam no PC.

(E que não planeja fazer novos instrumentos de plástico)

Nos últimos anos, a Harmonix tem lutado para se manter de pé após o declínio de popularidade em jogos musicais, especialmente após as baixas vendas de Rock Band 4, que levou até a fabricante de periféricos Mad Catz à falência.

Posteriormente, ela lançou games como o shooter rítmico Audica, o jogo de mixagem FUSER e até um acordo para desenvolver jogos para o Stadia — antes de o Google mudar radicalmente a estratégia envolvendo sua plataforma de streaming.

Quanto à Epic, esta é apenas a última de várias aquisições da empresa, que vão desde estúdios como Psyonix (Rocket League) e Mediatonic (Fall Guys) até plataformas como o ArtStation e desenvolvedoras de ferramentas como 3D Sketchfab.