Com lançamento previsto para 5 de abril, LEGO Star Wars: A Saga Skywalker é um dos grandes lançamentos do próximo mês, e serve como um grande encontro do antigo e do novo para a série de jogos inspirados nos icônicos blocos de construção.

Cobrindo os nove filmes da saga espacial, o novo game é de certa forma um retorno às origens para o estúdio TT Games, que começou a trabalhar com a franquia no primeiro LEGO Star Wars, mas também indica o futuro da série graças a um novo motor gráfico e diversas evoluções no gameplay.

À convite da Warner Bros. Interactive, o The Enemy teve a oportunidade de entrevistar o designer técnico líder do projeto, Dave Burton, que nos revelou um pouco sobre o processo de criação desta nova aventura Lego.

Confira a entrevista, e também nossa prévia do jogo que promete mudar a fórmula da série LEGO daqui para frente.

Quando começou o desenvolvimento de LEGO Star Wars: A Saga Skywalker?

O desenvolvimento começou por volta da primavera [outono no Brasil] de 2018, embora já havia protótipos iniciais para o motor gráfico bem antes, em 2017.

Que elementos do novo game você consideraria como algo que é novo à série, seja na apresentação ou jogabilidade?

Em A Saga Skywalker, mudamos de um ângulo de câmera mais “fixo” e autoral para uma câmera “livre” em terceira pessoa mais tradicional. Embora já tivéssemos usado esse estilo de câmera em jogos de LEGO nas áreas de hub, está será a primeira vez que a implementamos por todas as fases e hubs — isso cria um visual e sensação bem diferente para a experiência, e esperamos que os fãs de nossos jogos apreciem.

Junto com as mudanças de câmera, todos os visuais também contaram com um update significativo, que foi facilitado em parte pelo retrabalho no motor gráfico. Todos os ambientes principais e personagens receberam grandes melhorias, que inclui degradação específica de áreas, o que é inédito em nossos games.

A Saga Skywalker também conta com melhorias de mecânicas conhecidas, como a Força. Um dos “pilares” do jogo é dar ao jogador o maior nível de liberdade possível, e com a nova habilidade da Força, é possível fazer muito mais do que em nossos games anteriores, como levantar e empilhar caixar para acessar um nível mais alto, empurrar um inimigo para longe, usar a Força para construir Build-It’s, ativar alavancas remotamente, etc. E por aí vai!

Novidades para o jogo como um todo também incluem a habilidade para completar quests em múltiplos planetas, começando em, por exemplo, Tatooine, e viajando daí para outro sistema para completar a missão.

Também é importante ressaltar que isso não é apenas uma “re-skin” de fases anteriores de LEGO Star Wars, já que cada fase e seção foi redesenhada e retrabalhado do zero, por isso será definitivamente uma nova experiência para fãs de nossos jogos.

A série LEGO Star Wars sempre incluiu clássicos do cinema ao mesmo tempo em que os apresentava para um público jovem. Como é o processo inicial de criação para esta franquia?

Há tantos personagens e ambientações incríveis na galáxia de Star Wars, por isso de certa forma o público jovem é naturalmente atraído para a franquia. Porém, não queríamos alienar ninguém de curtir a experiência de jogar a Saga Skywalker, por isso pensamos muito na progressão da história desde o início, garantindo que a duração das fases, dificuldade e experiência geral da jogabilidade fossem equilibrados para todas as idades.

Também queríamos tornar hubs os maiores e mais acessíveis possível, onde jogadores possam passar um bom tempo simplesmente explorando, completando quests e quebra-cabeças menores, e geralmente se divertindo sem sentir a pressão de progredir rapidamente para a próxima fase.

Enquanto o conteúdo era desenvolvido, fizemos vários “testes para crianças” durante momentos-chave do projeto, recebendo todo tipo feedback de vários tipos de jogadores jovens. Esse feedback foi analisado, e mudanças foram feitas quando necessário.

Em geral, houve muita consideração e esforço para garantir que este jogo fosse extremamente acessível para vários tipos de jogadores.

O estúdio aprendeu algo com outros jogos da série LEGO (mesmo sem conexão a Star Wars) que foi aplicado aqui?

Sempre falamos a nós mesmos que precisamos levar em conta a escala e escopo de nossos projetos, e isso foi algo que tentamos ser realistas ao entrar em produção com A Saga Skywalker. Porém, graças à enormidade da galáxia de Star Wars, e o fato de que iríamos cobrir todos os nove filmes da saga, era inevitável que este seria um projeto bem grande.

Junto com o enorme escopo do jogo, genuinamente queríamos fazer algo novo e inovador com A Saga Skywalker em relação a títulos anteriores, e um dos elementos-chave disso era analisar nosso uso tradicional da câmera, e como isso poderia ser melhorado no novo jogo, já que isso é chave para a sensação e controle de um jogo.

Também estávamos ansiosos em reimaginar as fases da história principal (seria um desserviço aos fãs simplesmente fazer uma reskin e aumentar a resolução das versões anteriores) e acho que realmente conseguimos isso em A Saga Skywalker, com cada nível sendo trabalhado e desenvolvimento do zero. Você verá similaridades em algumas das fases, como a da corrida de pods, mas estamos confiantes de que esta será uma experiência completamente nova para os jogadores.

Então sim, estamos sempre tentando aprender com nossos projetos anteriores, o bom e o mau, e tentamos aplicar parte disso em A Saga Skywalker, mas minha sensação é que este é o primeiro título em muito tempo que é genuinamente diferente, e espero que um grande avanço também.

Seguindo a pergunta anterior, que elementos desenvolvidos neste projeto poderão ser usados em jogos futuros de LEGO?

Acho que vamos olhar para o tratamento de câmera para ver se é algo que usaremos em projetos futuros, embora isso vá depender da propriedade intelectual e tipo de jogo em questão, mas é definitivamente algo novo nos nossos jogos de LEGO que vamos considerar daqui para frente.

Além disso, com o passo a frente significativo em visual, estamos entusiasmados em melhorar continuamente como os personagens e ambientes aparecem em nossos games. A Saga Skywalker é a primeira vez que usamos degradação para misturar os blocos de LEGO ao ambiente, e já estamos discutindo sobre como melhorar o visual e realismo para os próximos jogos.

Também gostamos muito da liberdade que foi introduzida a esta nova iteração de LEGO Star Wars, o fato de o jogador ter múltiplas escolhas sobre como completar um quebra-cabeças, ou de que forma progredir por uma determinada seção. Acho que isso adiciona uma nova dimensão à experiência de gameplay e é algo que gostaria de ver em games futuros.

Há membros na equipe da TT Games que trabalharam nos primeiros jogos de LEGO Star Wars que não só ainda estão no estúdio, mas também envolvidos no desenvolvimento de A Saga Skywalker?

Sim, vários de nós estão com a TT Games há muito tempo e trabalhamos no primeiro jogo de LEGO Star Wars. Durante a pré-produção de A Saga Skywalker, a equipe principal era composta amplamente de desenvolvedores que trabalharam no jogo original, e ainda temos alguns no projeto agora, que vão seguir até o fim.

Por mais que acho que o projeto tenha se beneficiado de ter alguns dos membros originais, tem sido inspirador trabalhar com novos membros do estúdio, que trouxeram tantas ideias novas e inovadoras, e acho que a combinação de ambos foi inestimável.

Como a pandemia afetou o desenvolvimento do projeto? Como surgiu a decisão de adiar o jogo?

Pessoalmente fiquei surpreso com o quão eficiente o estúdio se adaptou ao modelo de trabalhar de casa no começo da pandemia, a transição foi praticamente sem problemas graças ao trabalho incrível feito pelo departamento de TI, e assim que todos estávamos prontos (em questão de dias), a produtividade parecia tão boa quanto na época em que estávamos fisicamente no estúdio.

Obviamente há elementos-chave que não podem ser recriados em um ambiente remoto de trabalho, mas reuniões online regulares permitiram um fluxo contínuo de colaboração e comunicação entre membros da equipe, permitindo que o desenvolvimento seguisse em frente com as novas condições de trabalho à distância.

LEGO Star Wars: A Saga Skywalker conta com todos os nove filmes, nossa prioridade era trazer o produto de melhor qualidade para nossos jogadores. Por isso, passamos o tempo refinando, testando e garantindo que tivéssemos um jogo fantástico para apresentar ao público e que atingisse os padrões que pedimos de nós mesmos e que os jogadores esperam da gente.

Durante o período do atraso, o time chegou a repensar ou retrabalhar ideias? O que mudou de 2019 para 2022?

Como em qualquer desenvolvimento de jogo, refinamos e polimos continuamente para garantir que tenhamos a melhor experiência de jogo possível para o jogador. Este jogo é nosso maior projeto dentro da franquia de LEGO até agora. Estamos animados para que os fãs tenham esse jogo robusto em mãos.