De surpresa, a Konami revelou nesta quarta (21) uma nova reformulação para seu tradicional jogo de futebol, que abandonou oficialmente o nome Pro Evolution Soccer (ou PES) e agora é conhecido apenas como eFootball, que poderá ser baixado gratuitamente para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S até o fim do ano.

Posteriormente, o jogo também ganhará versão mobile para iOS e Android.

A mudança completa um ciclo de transição da série, que havia adotado o "eFootball" antes de "Pro Evolution Soccer" desde 2019. A Konami deixará o modelo de lançamentos anuais para trás, e passará a considerar o título uma plataforma para atualizações recorrentes.

A série também mudou de motor gráfico, aposentando a FOX Engine da finada Kojima Productions e adotando a popular Unreal Engine 4 para seu novo título.

"Ultrapassamos os limites do PES e entramos em um novo mundo de futebol virtual", diz o site oficial. "Para simbolizar essa nova era, decidimos deixar nossa tão querida marca 'PES' para trás e dar um novo nome para essa plataforma: eFootball!"

A Konami promete uma série de mudanças, incluindo novos modos, controles repaginados, animações melhoradas e o chamado Match Pass, inspirado nos sistemas de Battle Pass de jogos como Fortnite. Mais detalhes sobre estes sistemas ainda não foram revelados.

Quando for lançado, eFootball contará com ao menos 9 times parceiros da Konami: Barcelona, Bayern de Munique, Juventus, Manchester United, Arsenal, Corinthians, Flamengo, São Paulo e River Plate.

O game também terá um sistema de crossplay, inicialmente apenas entre as mesmas gerações de console, depois para consoles e PC, e finalmente entre todas as versões, incluindo mobile (que receberá suporte a controles).

E, como as imagens e o trailer revelam, o jogo terá como grandes embaixadores o argentino Lionel Messi e o brasileiro Neymar Jr.

Mais informações de eFootball serão reveladas em agosto, muito provavelmente durante a Gamescom.