Nesta quarta (21), a Konami anunciou oficialmente que eFootball Pro Evolution Soccer agora é só eFootball, e que passará a ser um jogo gratuito para PC, consoles e mobile.

A publisher promete uma série de novidades e mudanças significativas ao game, e isso inclui até elementos tradicionais de PES, incluindo o esquema de controles já conhecido pelos fãs.

Em entrevista ao IGN, o produtor Seitaro Kimura não deu maiores detalhes sobre como o controle do jogo deve mudar, mas já indica que agora será preciso segurar o gatilho direito para fazer o jogador disparar na corrida.

"'Ball Control' é novo este ano", diz Kimura, "que toma vantagem do input analógico do R2/RT para controlar mais livremente a força do controle da bola, e 'Knock-On' permite toques fortes instantâneos. Já que o drible é naturalmente contra um defensor, também trouxemos alguns novos elementos de controle defensivo, como 'Match-up' e 'Physical Defending'."

Vale notar que uso do gatilho para corrida já é utilizado no principal rival de eFootball no mercado, FIFA, embora Kimura não tenha feito a comparação entre as franquias.

O produtor, porém, ressaltou que a empresa contou com a ajuda de Andrés Iniesta e Gerard Piqué como conselheiros para o desenvolvimento do gameplay.

eFootball chega até o fim do ano para PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e, posteriormente, para plataformas mobile.