O executivo Kevin Stephens, ex-vice presidente e chefe de estúdio da Monolith Productions (Terra-média: Sombras de Mordor) agora faz parte da Electronic Arts, liderando uma produtora focada no desenvolvimento de games de mundo aberto.

Stephens encabeçou a Monolith justamente durante a criação de Sombras de Mordor e Sombras da Guerra, e de acordo com informações do site GameIndustry.biz, utilizará de sua experiência nesta área para criar títulos de ação e aventura em um ambiente aberto.

"Kevin é um líder de desenvolvimento de games excepcionalmente talentoso, e estamos ansiosos em apoiá-lo ao construir sua equipe", disse a executiva chefe de estúdios da EA, Laura Miele. "Como alguém conhecido por seus jogos de ação e aventura em mundo aberto, sabemos que jogadores vão esperar com interesse por mais detalhes sobre seu novo estúdio e projetos."

O estúdio será sediado em Seattle, mas há uma série de questões a serem resolvidas em relação a seu funcionamento, incluindo desde o uso de funcionários remotos, até mesmo o nome da empresa em si.

"Ainda estamos aprendendo muitas das questões fundamentais", declarou Samantha Ryan, executiva da EA que já trabalhou com Stephen na Monolith. "Quão grande? Quais jogos? Qual a velocidade de crescimento? Kevin e eu sabemos o quão importante é entender quais as fundações 'corretas' de qualquer estúdio e vamos levar algum tempo para descobrir tudo. Quando você se apressa, não se dá tempo de se pensar. Por que se apressar?"

No passado recente, a EA tinha planos de lançar um jogo de mundo aberto baseado em Star Wars, mas o projeto acabou sendo cancelado.

A Monolith, enquanto isso, é um dos estúdios da Warner Bros. Interactive Entertainment, divisão de games que será repartida após a fusão da WarnerMedia e Discovery.