A Electronic Arts está se comprometendo a abrir as patentes para algumas de suas tecnologias relacionadas à acessibilidade, incluindo o muito celebrado sistema de ping de Apex Legends. A empresa disse que não entrará com processos de violação contra pessoas ou empresas por usar tecnologias que se enquadre nas patentes listadas no compromisso.

O sistema de ping de Apex Legends permite que as pessoas joguem o jogo baseado em equipes sem ouvir ou falar, foi elogiado como uma alternativa impressionante ao chat de voz e como um ótimo recurso de acessibilidade para jogadores com várias deficiências. Uma patente que cobre o sistema (US 11.097.189) foi emitida no mesmo dia que o anúncio da EA.

Junto com a patente do sistema de ping, a EA está abrindo patentes para as tecnologias que usa no Madden e FIFA, para torná-las mais acessíveis para pessoas com daltonismo e baixa visão. A tecnologia inclui sistemas automatizados para melhorar a visibilidade por meio de detecção e modificação de cores (US 10.118.097) e taxas de contraste (US 10.878.540).

A promessa também inclui uma patente para uma “tecnologia de som personalizada” (US 10.878.540) que modificará ou criará música para as pessoas com base em suas preferências e nível de audição, embora a EA diga que essa tecnologia ainda não foi desenvolvida.

Além de abrir algumas de suas patentes, a EA também está abrindo um código-fonte que ajuda a resolver problemas com brilho, contraste e daltonismo em conteúdo digital. Os desenvolvedores podem encontrar o código no GitHub e adaptá-lo ou construí-lo para seus próprios jogos.

Esperamos que os desenvolvedores tirem o máximo proveito dessas patentes e incentivem aqueles que têm recursos, inovação e criatividade para fazer o que fazemos, fazendo suas próprias promessas que colocam acessibilidade em primeiro lugar”, disse Chris Bruzzo, EVP da Positive Play, Comercial e Marketing da EA. “Nós apoiamos a colaboração com outros para que possamos melhorar a indústria juntos”.