Originalmente prevista para esta segunda, 1º. de junho, o evento de revelação do jogo Madden NFL 21 foi adiado pela publisher Electronic Arts, devido aos protestos que acontecem nos EUA e partes do mundo contra a violência policial à população negra, motivados pela morte de George Floyd na cidade de Minneapolis.

"Amanhã, tínhamos planos de celebrar Madden 21 com vocês, mas não vamos fazer isso agora", diz a mensagem. "Apoiamos nossa comunidade afro-americana/negra de amigos, jogadores, colegas e parceiros. Nossa atenção imediata fica com ações que podemos tomar para trazer mudanças ao tratamento injusto e viés sistêmico que afeta a nação e nosso mundo."

"Vamos encontrar outra hora para falar de futebol americano com vocês. Porque isso é maior que um jogo, maior do que esportes, e precisa que todos nós fiquemos unidos e comprometidos com mudanças."

O comissário da NFL, Roger Goodell também fez um pronunciamento em suas redes sociais lamentando a morte de Floyd.

A mensagem de Goodell causou revolta entre o público, já que em 2016 o quarterback da equipe San Francisco 49ers, Colin Kaepernick, fez diversos protestos contra a violência e brutalidade policial ao se ajoelhar durante o hino nacional americano antes do início dos jogos - movimento aderido por outros jogadores.

O protesto de Kaepernick causou revolta não só entre fãs, mas também em executivos, e em 2018 Goodell e donos de times chegaram a votar a favor de uma medida exigindo que jogadores se levantasem para o hino, mas acabaram suspendendo a iniciativa em conversas com representantes da organização trabalhista NFLPA.

nfl-colin-kaepernick

Colin Kaepernick (direita) e o safety Eric Reid ajoelhados em protesto durante o hino americano

Thearon W. Henderson / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Após o fim de seu contrato com os 49ers, Kaepernick não conseguiu emprego em nenhum outro time da NFL, e processou a liga por colusão, alegando que os donos das equipes conspiraram para removê-lo do esporte. A batalha legal foi resolvida com um acordo entre as partes em 2019.

O nome de Kaepernick chegou a ser removido de uma música da trilha sonora de Madden 19, com a EA alegando um erro de comunicação com a equipe de desenvolvimento.

Por enquanto, não há informações sobre a nova data para a revelação de Madden NFL 21.