ATUALIZAÇÃO:

A ESA confirmou oficialmente que a E3 de 2022 será cancelada. Eles já haviam confirmado que não fariam um evento presencial em Los Angeles e estavam considerando substituí-lo por um online, mas agora ambos estão cancelados.

Em um comunicado oficial dado ao site GamesBeat, a ESA disse: 

“A E3 retornará em 2023 com uma vitrine revigorada que celebra novos e emocionantes videogames e inovações da indústria. Anunciamos anteriormente que a E3 não seria realizada pessoalmente em 2022 devido aos riscos contínuos à saúde em torno do COVID-19. Hoje, anunciamos que também não haverá vitrine digital da E3 em 2022.

Em vez disso, vamos dedicar toda nossa energia e recursos para entregar uma experiência física e digital revitalizada na E3 no próximo verão. Seja desfrutado da feira ou de seus dispositivos favoritos, a vitrine de 2023 reunirá a comunidade, a mídia e a indústria em um formato totalmente novo e uma experiência interativa.

Estamos ansiosos para apresentar a E3 aos fãs de todo mundo ao vivo em Los Angeles em 2023. Aguarde mais novidades e anúncios em breve. 

ESA”

NOTA ORIGINAL:

Segundo o que Will Powers, assessor de imprensa da Razer, publicou no Twitter, a E3 de 2022 será cancelada. Ele disse que recebeu um e-mail avisando do cancelamento, além de mencionar que está “com um mix de sentimentos sobre essa notícia”. Não há como confirmar que Powers realmente tenha recebido um e-mail da ESA — responsável pela organização do evento.

LEIA MAIS

Alguns rumores sobre o cancelamento do evento já haviam surgido na internet, e, aparentemente, Powers os confirmou.

Geoff Keighley, apresentador e organizador do The Game Awards, que havia encerrado sua parceria com a ESA anteriormente, também se movimentou no Twitter, publicando apenas um emoji de “carinha piscando”.

Isso porque o jornalista aproveitou a pandemia para criar o evento Summer Game Fest — que inclusive já está confirmado para o ano de 2022, e acontece na mesma data da E3.

O Twitter do SGF, inclusive, aproveitou o “boom” da notícia e publicou uma nota lembrando que o evento realmente acontecerá em 2022.

A E3 (Electronic Entertainment Expo) acontece desde 1995 em formato presencial. Seu primeiro cancelamento veio em 2020, após o surto de COVID-19 e a intensificação da pandemia e isolamento.

Em 2021, o evento voltou a abrir “suas portas”, mas foi realizado de forma totalmente digital. Além, é claro, da nova visão também ter surgido após uma série de questionamentos relacionados à importância e validade da feira nos dias atuais, especialmente após a saída de publishers como a Electronic Arts e Activision do evento principal.