A E3 deste ano, segundo a própria ESA, será “mais indie do que nunca”. Desde o surgimento da conferência, ela vem sendo palco para anúncios de grandes títulos de grandes empresas da indústria, e havia pouco - ou quase nenhum - espaço para jogos independentes.

Em uma iniciativa para aumentar a visibilidade de jogos indie, a ESA e a IGDA se uniram e irão apoiar os desenvolvedores independentes como forma de impulsionar seus projetos nesta E3 2021. Essa parceria também visa investir no cenário indie até 2022 e mais.

Vários estúdios independentes irão participar da E3 neste ano, como por exemplo, Burgos Games, Dreamteck Ghost Street Games, Hooded Horse, The Sixth Hammer e New Blood Interactive.

Além dos acima citados, também se farão presentes empresas como Yooreka Studio, NetEase, 24 Entertainment e Norton Gaming.

Certamente muitos jogos serão anunciados na conferência e estamos ansiosos para vê-los, mas podemos destacar alguns dos quais merecem uma atenção especial:

Death’s Door

Da Devolver Digital e Acid Nerve, Death’s Door é um jogo de ação e aventura com elementos RPG. Nele, acompanhamos um corvo que tem como missão coletar as almas dos mortos, mas tudo muda quando uma das almas é roubada e para recuperá-la, o personagem precisará viajar para um reino estranho.

Moonglow Bay

Da desenvolvedora Bunnyhug e da publisher Coatsink, Moonglow Bay é um RPG de pescaria que pretende oferecer ao jogador uma experiência relaxante. O jogo se passa na década de 1980, na costa leste do Canadá, e você assume o papel de um pescador iniciante, lutando para realizar o desejo final de sua parceira: manter um negócio aberto em face de falência iminente.

Moonglow Bay tem até brasileira na equipe: Lu Nascimento, que é diretora de arte do jogo e cofundadora do Bunnyhug.

Jett: The Far Shore

Da Superbrothers e Pine Scented Software, Jett: The Far Shore é um jogo de aventura de ação com foco na ficção científica. Nele, você assume o papel de Mei, uma astronauta que decide explorar um planeta oceânico em sua nave Jett.

Signalis

Da rose-engine e Humble Games, Signalis é uma experiência clássica de terror de sobrevivência com uma estética de anime em pixel-art, inspirada em Silent Hill e Resident Evil. Você assume o papel de Replika Elster, que depois de ver a sua nave aterrissar emergencialmente num planeta remoto terá que encontrar os membros da sua equipe que estão desaparecidos. 

Solar Ash

Da Heart Machine e Annapurna Interactive, Solar Ash é uma jornada por um mundo surreal, com cores vibrantes, repleto de mistérios e inimigos gigantes. Você assume o papel de Rei, uma Voidrunner que quer salvar seu mundo do Ultravoid, um imenso buraco negro que engole planetas. Rei é equipada com diferentes técnicas e habilidades para poder passar pelos desafios.

Radio The Universe

Do desenvolvedor 6E6E6E, Radio The Universe demorou oito anos para ficar pronto. Ele é um RPG distópico sombrio e assustador ambientado em uma cidade abandonada. O protagonista parece estar preso, física ou espiritualmente, em uma cidade em forma de torre que foi tomada por inimigos mecânicos.

Twelve Minutes

Da Annapurna Interactive, Twelve Minutes é um suspense totalmente interativo e real-time de point-and-click, com vozes de James McAvoy, Daisy Ridley e Willem Dafoe. Nele, você vive com um homem preso em um loop temporal de doze minutos, tentando encontrar uma forma de usar o conhecimento do futuro para alterar o resultado e romper o looping.

The Artful Escape

Também da Annapurna Interactive, The Artful Escape tem uma grande possibilidade de aparecer na conferência esse ano. No jogo você controlará o guitarrista Francis Vendetti, sobrinho de uma celebridade e responsável por um dos melhores álbuns de todos os tempos. Pressionado para que ele seja tão bom quanto seu tio, Francis foge e vai parar em uma realidade alternativa, onde deve se tornar uma pessoa nova visto apenas pelo seu próprio talento.

Nobody Saves the World

Do Drinkbox Studios, Nobody Saves the World é um RPG com elementos de roguelite. Nele, você é o personagem Nobody, um herói improvável que deve salvar o mundo da terrível Calamidade após o desaparecimento do feiticeiro Nostramagus.

O game também contará com a trilha sonora de Jim Guthrie, compositor de jogos como Planet Coaster e Superbrothers: Sword & Sworcery. 

Você poderá conferir a conferência ao vivo e traduzida em português pelo The Enemy, que planeja fazer a maior cobertura brasileira da E3 e outros eventos de games de junho e julho, tanto por aqui no site quanto na Twitch e no YouTube.