Peter Molyneux, ex-líder dos estúdios Lionhead (famoso pela franquia Fable) e, atualmente, liderando o 22Cans e o desenvolvimento de Masters of Albion, pode estar nos últimos passos de sua longa carreira profissional. Aos 67 anos de idade, ele ainda não declarou uma aposentadoria, mas não acha que vá fazer outro jogo após o seu recente projeto.

De acordo com uma entrevista concedida por ele ao GamesIndustry.biz, durante a gamescom deste ano, na Alemanha, Molyneux admitiu que sua saúde já não é mais a mesma, e mergulhar em algum projeto novo a esta altura da vida poderia tornar a sua vida mais complicada.

LEIA TAMBÉM

Imagem mostra o rosto de Peter Molyneux em detalhe
Daniel Alexander Smith/Universidade de Southampton

Eu fumo, eu bebo, e eu não durmo por tempo suficiente”, disse o lendário desenvolvedor, que admitiu logo em seguida que Masters of Albion pode ser sua última chance de fazer algo verdadeiramente grandioso.

Isso porque o próprio Molyneux admitiu que seus projetos mais recentes, embora gigantes, não cumpriram as expectativas que geraram: Fable 3, por exemplo, foi bem avaliado pela crítica especializada, mas perdeu vários pontos por ter sido apressado para atender ao prazo de lançamento em seus estágios finais de desenvolvimento.

Eu nunca fiz um grande jogo”, disse o desenvolvedor, em uma autocrítica.

Por isso, a existência de Masters of Albion: com esse projeto, Peter Molyneux marca seu retorno aos “God Games” que o tornaram famoso há décadas, fazendo-o navegar por um gênero em que ele se sente mais confortável, graças ao seu histórico de sucessos como Populous, Black & WhiteDungeon Keeper.

O jogo foi revelado em detalhes durante a noite de abertura da gamescom, e é essencialmente um simulador de gerenciamento divino – em termos práticos: você é uma figura divina que decide o andar da vida de diversos habitantes de um reino. Essencialmente, ele não é muito diferente de The Sims, por exemplo, apesar de ter alguns diferenciais exclusivos.

Ao contrário da franquia da Electronic Arts, Masters of Albion é um construtor de mundos – você não apenas dá rumo à vida dos personagens, como influencia suas tomadas de decisão e engaja em construções de estruturas de vida e auxílio de combate a inimigos.

Ah, e ele não é nenhum “Fable 5”, mas é ambientado dentro do mesmo universo da franquia que Molyneux criou.

Por ora, ele ainda não tem previsão de lançamento, mas está listado como “Logo” na Steam, então a sua chegada aos PCs não deve demorar. Molyneux indicou que uma versão para consoles deve vir logo depois, sem oferecer muitos detalhes.

Enquanto esperamos o lançamento do jogo para atestarmos se Molyneux cumpriu seu objetivo, fique com o seu primeiro trailer, logo abaixo: