O trailer de Diablo IV exibido na abertura da Blizzconline na sexta-feira (19) apresentou a nova classe de personagem do jogo, a Renegada, mas também chamou bastante a atenção pela macabra coleção de orelhas decepadas. Assista abaixo:

Estes itens um tanto mórbidos fazem referência direta ao modo Jogador versus Jogador (PvP) do clássico Diablo II, e não é por acaso. Em entrevista com o The Enemy, o designer Joseph Piepiora revelou muitos detalhes sobre a modalidade do novo game, que promete render muitas horas de tensão e emoção para os jogadores.

Crédito: Blizzard/Divulgação

"Estamos trazendo os Fields of Hatred para o mundo aberto, são áreas PvP que você vai reconhecer imediatamente quando entrar. Elas terão criaturas, eventos e chefes, além de sua própria moeda, as Shards of Hatred, obtidas ao matar monstros nessas áreas. Esse tesouro deve ser purificado em um evento que é ativado na área. Ao purificar as moedas, o jogador pode usá-las com vendedores específicos que ficam em acampamentos nas redondezas. Qualquer jogador dentro de um Field of Hatred pode decidir hostilizar outro e, se matá-lo as moedas não purificadas que ele estiver carregando são deixadas para trás. O jogador hostil fica marcado no mapa para os outros jogadores próximos, que podem decidir caçá-lo... o que pode render grandes tesouros. É meio como se ele se tornasse um goblin do tesouro capaz de lutar de volta".

Um detalhe importante: atacar um jogador hostil não torna você mesmo hostil. Isso previne que jogadores forçem outros a engajar em combate para eliminá-los logo em seguida, por exemplo. E é claro, se você estiver jogando no modo Hardcore e morrer numa luta no PvP, seu personagem já era.

O designer não disse isso, mas ao ouvir a explicação, o conceito me pareceu bastante similar ao da Zona Cega de The Division, o que é ótimo. A fórmula funciona bem para gerar tensão constante em quem está dentro da área de PvP, afinal um jogador pode acompanhar outros para eliminar uma ameaça e pouco depois, decidir hostilizar os colegas... antes que um deles resolva fazer o mesmo. É como dizem, só é paranóia quando eles não estão seguindo você.

Ninguém é obrigado

Os desenvolvedores de Diablo IV sabem que nem todos os jogadores gostam de lutar uns contra os outros e por isso, não há progressão de poder específica para os Fields of Hatred, nem a obrigação de jogar nessas áreas para progredir no jogo. De fato, as próprias áreas são planejadas para que o jogador saiba imediatamente quando estiver entrando em uma delas e ele pode escolher dar a volta e continuar sua aventura, sem penalidades.

Saiba como vai funcionar o PvP de Diablo IV
Blizzard/Divulgação

Diablo IV é um jogo de mundo aberto, o primeiro da série, com novas possibilidades de movimentação, como escaladas e saltos, que ampliam as possibilidades dos cenários do jogo. Também traz entre suas novidades um multiplayer perene, ou seja, personagens de outros jogadores vão compartilhar esse mundo uns com os outros, querendo ou não - e isso preocupa um pouco os fãs veteranos. Os produtores estão cientes disso e sabem que o isolamento do personagem é um elemento importante da atmosfera de horror do jogo.

Segundo o designer, os encontros com outros jogadores serão rápidos e não como em um MMORPG ao estilo de World of Warcraft. Joseph faz questão de resssaltar: "Você pode jogar o game todo sozinho, apenas avistando outros jogadores ocasionalmente ao passar por áreas públicas, sem interagir com eles. Fora dos World Events, não há nenhum conteúdo que exija um grupo mínimo de jogadores".

Por outro lado, Diablo IV terá um sistema de clãs, sobre o qual os desenvolvedores devem falar mais no futuro.

Anunciado para PC, PlayStation 4 e Xbox One - mas não para os consoles de nova geração - Diablo IV ainda não tem data de lançamento definida.

Veja também:

  • Lançamento

    06.06.2023

  • Publicadora

    Blizzard

  • Desenvolvedora

    Blizzard

  • Censura

    18 anos

  • Gênero

    RPG

  • Testado em

    PC

  • Plataformas

    Xbox Series S Xbox Series X PlayStation 5 PlayStation 4 Xbox One PC