Mudanças na estratégia da Tencent e recentes resultados fracos de League of Legends podem estar complicando a relação entre a produtora Riot Games e sua empresa "mãe", indica uma reportagem do The Information publicada nesta terça-feira (14).

A publicação indica ter conversado com mais de 40 pessoas próximas ao tema, incluindo atuais e antigos funcionários da Riot e da Tencent, além dos cofundadores do estúdio, Marc Merrill e Brandon Beck, e Nicolo Laurent, CEO da Riot.

Um dos principais motivos para o estremecimento das relações entre a desenvolvedora de League of Legends e a Tencent, que comprou a Riot em 2011, seria o novo foco da gigante chinesa no setor de jogos mobile.

Segundo a publicação, Tencent teria pedido à Riot que adaptasse League of Legends para smartphones – o estúdio, no entanto, negou o projeto, afirmando que o modelo do jogo não poderia ser replicado em smartphones.

Em 2015, a Tencent resolveu criar seu próprio jogo móvel semelhante a LoL, Wangzhe Rongyao. O episódio acabou irritantdo funcionários da Riot, que acusaram a Tencent de copiar propriedades intelectuais do estúdio no jogo. O game acabou modificado e foi lançado no ocidente, no final do ano passado, como Arena of Valor.

Além do episódio, a aproximação da Tencent da Epic Games e da Bluehole, responsáveis por FortnitePlayerUnknown’s Battlegrounds, respectivamente, além de números em queda na base de League of Legends, teriam complicado a situação. A queda na base de jogadores, inclusive, teria levado a demissões na Riot.

Em um comunicado oficial enviado ao Dot eSports após a publicação da reportagem do The Information, a Riot Games indicou que, apesar de LoL já não estar mais em seu pico, o jog ainda é um dos mais jogadores do mundo.

"Nós acreditamos que alguns dos novos conteúdos que serão lançados em breve ajudarão com os números de jogadores", explicou a empresa.

A companhia afirmou ainda que sua relação com a Tencent está "no melhor" momento e que as duas companhias trabalham juntas para um futuro empolgante, para "League" e para os próximos "jogos" em produção.

extras/capas/league-of-legends-cover.jpg
League of Legends
  • Publicadora

    Riot Games, Tencent Holdings Limited, Garena

  • Desenvolvedora

    Riot Games

  • Censura

    12 anos

  • Gênero