Depois de tanta espera, finalmente OlliOlli World foi lançado e posso confirmar que valeu a pena aguardar todo esse tempo. Para quem não conhece, a franquia OlliOlli é nada mais nada menos que um “skatevania”, com artes incríveis e uma jogabilidade que vai ficando progressivamente mais difícil e desafiadora.

Antes de conseguir jogar a versão completa do jogo, tive a oportunidade de testar duas demos diferentes - e uma delas não faz mais de um mês. Por conta disso, achei que não teria com o que me surpreender. A sorte é que eu estava completamente enganado.

O início de OlliOlli World te conta uma breve história sobre o mundo em que vivem, onde cinco deuses skatistas criaram áreas diferentes e com seus próprios gostos para andar de skate da melhor maneira possível. 

Porém este mundo precisa de um Guru, que domine todas as manobras possíveis e possa ser a ligação desses seres com os humanos. E aí que você se encaixa. Você é um dos candidatos a ocupar esse lugar de Guru mas pra isso você precisa provar que domina a arte de andar de skate.

Com uma arte espetacular, OlliOlli World é algo lindo pra se jogar. A customização não é nada revolucionária, mas tem opções suficientes para você se divertir, principalmente conforme você vai avançando no game, já que existem diversos desafios que te recompensam com roupinhas.

Inicialmente o jogo aparenta ser fácil, porém conforme você vai progredindo, novas manobras são ensinadas e a dificuldade das fases vão ficando cada vez mais difíceis de conseguir de primeira. Alguns eu precisei parar de jogar e voltar no dia seguinte, principalmente nas últimas duas áreas.

Não falo da dificuldade como algo negativo, eu achei muito boa a progressão. Os tutoriais são extremamente simples para você entender a dinâmica dos movimentos, a parte desafiadora é você começar a encaixar tudo durante a fase. Até chegar nos momentos que você vai conseguir terminar alguns mapas em somente um combo!

Quando você achar que aprendeu de tudo ainda, pode ter certeza que ainda tem mais! OlliOlli World ensina até o fim outras mecânicas, fazendo com que depois de terminar, você possa voltar desde o começo e realizar as fases com tudo que o jogo pode te oferecer, facilitando a soma de pontos para liberar todos os itens.

Durante toda essa sua jornada de aprendizado até tentar se tornar o Guru do skate, OlliOlli desenvolve uma história de amor e uma lição sobre o que o skate representa para as pessoas. Lições que muitos brasileiros aprenderam assistindo as Olimpíadas de Tóquio com a Rayssa Leal e Kelvin Hoefler, que skate é uma paixão de muitos e é um esporte que até mesmo na competição, a amizade e diversão está sempre em primeiro lugar.

Como todo bom jogo de skate, OlliOlli World possui uma trilha sonora que combina perfeitamente com toda atmosfera do mundo em que está inserido, apesar de pessoalmente não gostar tanto do gênero musical escolhido, não posso negar que funcionou bem com os visuais cartunescos e até bizarros.

Não posso terminar de falar deste indie sem dizer que a localização em português está impecável. Diversas referências a memes brasileiros, que foram encaixados de maneira precisa. Não preciso citar também o quanto é importante termos os jogos localizados em nossa língua.

OlliOlli World tem tudo pra ser um dos melhores jogos indies de 2022, que junta a experiência single-player com também um multiplayer extremamente competitivo, com sistema de pontuação e que você vai querer disputar contra os seus amigos para ver quem consegue pontuar mais em cada fase!

  • Lançamento

    08.02.2022

  • Publicadora

    Private Division

  • Desenvolvedora

    Roll7

  • Gênero

    Esporte

  • Testado em

    PC

Nota do crítico