Se você quiser se sentir de volta no tempo e jogando um ótimo jogo de NES… aposte em Infernax. Os elementos do jogo trazem a nostalgia da era 8-bits e entregam uma jogabilidade simples mas viciante.

Desenvolvido pela Berzek Studio e publicado pela The Arcade Crew, esse joguinho incrível tem a jogabilidade de jogos antigos como Castlevania e mecânicas de escolhas morais que o tornam diferente e especial.

História

Você toma o papel de Alcedor, um jovem duque voltando para a casa das Cruzadas para encontrar sua terra natal invadida por um culto maligno e seu exército demoníaco. Então, cabe a você restaurar a paz em seu reino, rastreando e derrotando cinco monstros para desbloquear o castelo onde precisa ir.

Jogabilidade

Os controles de Infernax são bastante simples, muito embora eu não recomende jogar no teclado. Você anda, pula e bate com sua maça e esses são os movimentos básicos.

A principal diferença desse jogo para os demais clássicos antigos é o sistema de escolhas morais que permite que o jogador seja um mocinho ou um vilão. No início do jogo, nos deparamos com nossa primeira (de muitas) decisões e precisamos escolher ajudar ou matar um homem possuído por um demônio que encontramos no caminho.

Vale a pena ressaltar que, como a maioria de suas inspirações, Infernax também tem um bom índice de dificuldade. Eu, particularmente, não gosto de jogos difíceis, mas acho que um fã do gênero vai curtir. E, se assim como eu você também não curte as altas dificuldades nos jogos, é possível escolher o modo “casual” para aproveitá-lo melhor.

Um pequeno adendo — e que pode vir a ser um problema para alguns é a falta de ordem e clareza. Nem sempre está claro o que precisamos fazer para seguir adiante.

Inimigos

Há inimigos por toda a parte. Durante sua aventura, você terá que matar diversos oponentes que estarão em seu caminho e eles estão espalhados em todo o reino.

Existem também algumas missões secundárias onde você encontrará inimigos. Os chefões do jogo são cinco e estão em masmorras que vão te recompensar com a ‘chave’ para abrir os portões que estavam trancados.

Cada chefe age de uma forma diferente, o que é bacana pela variedade de estilo de jogo.

Quando Alcedor é atingido por um inimigo, você perde a vida conforme é indicado na barra. Caso sua vida acabe completamente, você retornará ao seu último checkpoint e perderá todo o progresso feito depois disso.

Arte & Música

A arte de Infernax é muito bonita e te coloca literalmente dentro de um jogo antigo em 8-bits, toda pixelada em 2D que te fazem sentir saudade de sentar no sofá, pegar o controle e ficar o dia inteirinho jogando.

As animações são excelentes e o jogo realmente honra seu título de “gore”, contendo bastante sangue… tanto quanto possível para um jogo pixelado. Mas a ideia é ótima. 

Seu personagem vive coberto de sangue e sempre que você mata um inimigo consegue ver o sangue escorrendo de seu corpo, assim como as tripas e partes do corpo voando e explodindo na sua cara.

E a música contribui para uma ambientação melhor do jogo, fazendo com que a atmosfera fique ainda mais assustadora e intimidante.

Fator Replay

Fator Replay

Por ter algumas missões que só podem ser completadas no período da noite e vice-versa, a experiência de Infernax só é completa quando você o jogar duas vezes — pelo menos.

E não é um problemão fazer isso: o jogo é gostoso o suficiente para que você se divirta tanto no caminho do bem quanto no caminho do mal. Além disso, ele também esconde um final secreto.

O poder de exploração que o jogo te dá também é bacana, mesmo que, como já mencionei, as vezes a gente se sinta um pouquinho perdido e não saiba exatamente o que fazer ou com quem falar.

Acessibilidade & outros

O jogo não possui uma grande variedade de opções para acessibilidade, mas existem algumas opções como diminuir (não remover) os efeitos que ficam piscando na tela.

Assim como outros jogos do gênero, Infernax também oferece um sistema de melhorias para seu personagem que vão te ajudar a passar das masmorras com um pouco menos de dificuldade, além de também evitar a repetitividade das batalhas.

Além disso, também vale mencionar que Infernax está localizado com legendas em Português do Brasil. A qualidade das legendas estão excelentes e os trocadilhos e piadas em momentos ‘humorados’ do jogo são ótimos.

Conclusão

Essa carta de amor à Castlevania — e jogos de plataforma 2D da época dos 8-bits — pode demorar um pouquinho para conseguir sua atenção, mas eventualmente ela vai conseguir.

Suas mecânicas são simples e suaves e sua jogabilidade com o sistema de escolhas morais entrega diversão e, claro, um fator de replay excelente. Se você gosta do gênero, mergulhe fundo nessa aventura que é Infernax.

Infernax está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC.

Julia Macalossi (@jumacalossi) é redatora e repórter do The Enemy.

  • Lançamento

    14.02.2022

  • Publicadora

    The Arcade Crew

  • Desenvolvedora

    Berzerk Studio

  • Censura

    16 anos

  • Gênero

    Aventura

  • Testado em

    PC

Nota do crítico