A compra da Activision Blizzard pela Microsoft fez com que diversos estúdios independentes se preocupassem com o que esse negócio poderia representar para a indústria, especialmente na transformação do Game Pass.

Uma reportagem da BBC mostrou várias reações de criadores indie ao anúncio do acordo entre Microsoft e Activision Blizzard e como o crescimento do Game Pass, especialmente a chegada de mais jogos e séries de alto perfil, vão acabar retirando a visibilidade de projetos menores.

A preocupação de Tanya Short, responsável por Boyfriend Dungeon, é que, com a chegada da gigante Blizzard ao Game Pass, os indies ficarão em segundo plano. Segundo ela, gerir o calendário de lançamentos para que um indie evite os períodos mais movimentados e cheios de jogos AAA pode não ser mais possível.

Short diz que o negócio entre as duas gigantes espalhou o medo entre os criadores indie porque eles vão deixar de saber o que fazer e quando lançar seus jogos quando o serviço e o calendário de lançamentos ficar saturado dos jogos AAA de estúdios populares.

Yura Zhadanovich, da Sad Cat Studios — que está trabalhando em Replaced, que será lançado em breve para o Game Pass — elogiou o serviço e o tratamento da Microsoft atualmente, mas lamenta que no futuro os indies perderão a visibilidade e oportunidades.

Quando questionados a respeito disso, a Microsoft respondeu que eles vão continuar a investir nos indies a medida que o Game Pass vai crescendo e acreditam que o serviço receber mais jogos de alto perfil ajudará os indies pois chamará mais pessoas que podem ter curiosidade em experimentar estes jogos.