Nova HQ do selo Bast! em parceria com a editora Jambô, Crônicas de Minas Gamedevs tem o objetivo de contar as histórias de sete contadoras de história – sete mulheres desenvolvedoras de games da indústria brasileira que criam, entretém, ensinam e impactam com seus jogos, mas que "dificilmente estão sob os holofotes".

Criada pela pesquisadora e roteirista Flávia Gasi e pela ilustradora Kaol Porfírio, a obra acompanha um dia na vida das desenvolvedoras Ami, Tainá, Chu, Edith, Camila, Raquel e Julia, sete produtoras de jogos inspiradas em pessoas reais e que, através da HQ, têm sua rotina na indústria de games reveladas, incluindo todos os desafios e questionamentos que vivem em seu cotidiano.

A inspiração para o livro surgiu da vontade da dupla de contar história de mulheres desenvolvedoras de games a partir de múltiplos pontos de vista, destacando as vivências sobre como é estar nesta indústria sendo mulher.

Então, a partir de um tuíte, de uma conversa, ou de um papo mais difícil, essas sete mulheres, que realmente trabalham na indústria de videogame, compartilharam com a gente algumas de suas histórias, que transformei em crônicas para a gente realmente poder falar sobre os sentimentos delas”, contou Flávia Gasi ao The Enemy.

Depois de escritas, as crônicas foram ilustradas em aquarela por Kaol Porfírio e mostradas para as desenvolvedoras antes da publicação. “Eu queria uma coisa bem poética, bem lúdica, foi uma questão de entender o sentimento e depois transformar isso em desenho”, afirmou Kaol.

Ao final da obra, uma mini biografia de cada uma das desenvolvedoras também revela quem foram as inspirações para as personagens da HQ.

Crônicas de Minas Gamedevs teve seu lançamento oficial na CCXP19, e está à venda no local ou através do site da editora Jambô. As autoras estarão no espaço Artist's Alley: Flávia Gasi na mesa G34-35 e Kaol Porfírio na G36.