Como reportado pelo site Farofafá, o Diário Oficial da União da última quinta-feira (9) informa que o governo brasileiro destinou R$ 4,6 milhões para uma instituição conhecida apenas como "Casinha Games".
O dinheiro do Fundo Nacional de Cultura foi direcionado por meio da Secretaria Nacional de Financiamento e Incentivo à Cultura (Sefic), e chama a atenção não só pelo custo significativo quanto por, como a reportagem original indica, ter um valor quase igual ao orçamento de R$ 4,7 milhões do FNC em 2020, que foi executado para todas as áreas do setor.
Não só isso, até a publicação do relatório do Diário Oficial não se tinha qualquer informação sobre a iniciativa, seus objetivos ou a razão do dinheiro direcionado pelo governo.
No sábado (11), o Secretário Especial da Cultura Mario Frias declarou em seu Twitter que o Casinha Games seria um "um programa para capacitação técnica e profissionalizante dos jovens de baixa renda" para a área de games, além de reclamar de "fake news".
The Enemy entrou em contato com a Secretaria Especial da Cultura e a Sefic para saber mais sobre a natureza e âmbito do projeto Casinha Games.
Em agosto de 2020, Frias e o filho do presidente Jair Bolsonaro, Renan, famosamente se reuniram para discutir o futuro dos "E-games", como o Secretário se referiu à mídia.