Brian Mitsoda não é mais líder de narrativa de Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2, anunciaram a Paradox Interactive e a produtora Hardsuit Labs nesta quarta-feira (19). Ka’ai Cluney, diretor criativo do jogo, também não será mais parte do time.

Segundo a publisher e a desenvolvedora, a demissão da dupla de produtores é parte de uma "mudança organizacional" ao time de Bloodlines 2. Segundo as empresas, a mudança tem como objetivo trazer "o melhor Vampire: The Masquerade possível" aos jogadores.

"Nós apreciamos e valorizamos as contribuições de Brian e Ka'ai, que foram fundamentais para estabelecer o enredo do jogo e tom sombrio e ajudaram a garantir que estejamos fazendo um verdadeiro sucessor para o icônico Bloodlines", afirma a nota das empresas. "Desejamos a ambos o melhor em seus empreendimentos futuros".

Mitsoda, vale lembrar, foi o roteirista principal do icônico Vampire: The Masquerade – Bloodline, RPG de ação da Troika Games que é considerado um clássico cult. Por conta de seu legado, Mitsoda também era um dos principais fiadores da credibilidade da sequência em produção pela Hardsuit Labs e participou ativamente da divulgação e marketing do novo jogo.

Em uma nota enviada ao Rock Paper Shotgun, Mitsoda disse que seria um eufemismo dizer que ficou "chocado" com a decisão, e afirmou estar “incrivelmente desapontado e frustrado" que é assim que o projeto chega ao fim para ele.

"Bloodlines e os fãs do jogo significam o mundo para mim. Então, emprestei meu legado com a franquia, meu nome e minha participação no marketing do jogo, mesmo que isso fosse extremamente difícil para mim e tivesse um preço mental e físico. Tudo porque eu queria fazer o que era melhor para o jogo e para a equipe", afirmou.

Mitsoda afirmou ainda que não foi parte das conversas que levaram ao adiamento do jogo, e reforçou que, até onde sabe, o adiamento não tem relação com desenvolvimento narrativo. "Estou confiante e orgulhoso do trabalho que eu e minha equipe desenvolvemos. Quando esse jogo será visto e que forma assumirá, não sei", escreveu.

Anunciado em 2019, Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2 era previsto para este ano, mas foi recentemente adiado e só sairá em 2021.

Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2 será lançado para PlayStation 4, Xbox One e PC. O jogo também terá versões para o PlayStation 5 e Xbox Series X.