Com o lançamento oficial da Warcraft III: Reforged, a Blizzard tomou algumas medidas para garantir que não deixará conteúdos customizados ou mods de sucesso passarem despercebidos dentro de seu próprio jogo.

Como notado por ThunderPope, usuário dos fóruns da Blizzard, a empresa atualizou oficialmente seus termos de uso no último dia 21 de janeiro para garantir a posse de conteúdos customizados criados dentro do jogo.

A partir de agora, todo o conteúdo criado por modders, incluindo novos mapas ou mapas customizados de Warcraft 3: Reforged, serão de posse da Blizzard, não de seus criadores – o que significa que a empresa pode utilizar o conteúdo da forma que quiser, o que inclui sua remoção completa do jogo ou exploração comercial.

"Jogos Personalizados são e continuarão sendo propriedade única e exclusiva da Blizzard", estabelecem os termos. “Você cede à Blizzard todos os seus direitos, títulos e interesses em todos os Jogos Personalizados, incluindo, mas não limitado a, quaisquer direitos autorais no conteúdo de quaisquer Jogos Personalizados".

Além de garantir a posse do conteúdo à Blizzard, as novas regras também proíbem a distribuição de conteúdos que façam referência a propriedades intelectuais terceiras – o que significa que mods tradicionais de Warcraft III, como Anime Fight ou Sacred Wars, que faz referência aos personagens de Cavaleiros do Zodíaco, não poderão ser refeitos.

Os novo termos têm como objetivo evitar que histórias como a de DotA se repitam dentro do jogo. Criado originalmente como um mod de Warcraft III, DotA logo se tornou um dos multiplayers online mais populares do mundo e um título pioneiro do gênero MOBA.

O sucesso de DotA, é claro, levou à criação de League of Legends, pela Riot Games, e Dota 2, pela Valve – a Blizzard, é claro, dormiu no ponto e não capitalizou como poderia com o sucesso de um jogo que nasceu dentro de seu próprio game.

A atualização dos termos garantem à Blizzard a posse de qualquer novo DotA que possa vir a surgir a partir de Warcraft III: Reforged – incluindo os lucros.

Warcraft III
  • Publicadora

    Blizzard

  • Desenvolvedora

    Blizzard

  • Gênero

    None