Terra do Amanhecer será a segunda expansão do Black Desert Online, MMORPG da Pearl Abyss, e terá seu lançamento global em breve. O The Enemy foi convidade para uma apresentação especial da Terra do Amanhecer na qual foram reveladas algumas informações a respeito do que podemos esperar no futuro e a promessa de mudança na maneira principal de se jogar.
O consumo da cultura coreana cresce cada vez mais, indo desde kpop até séries. Este interesse na cultura coreana ajudou na inspiração para o desenvolvimento de Terra do Amanhecer. A estética do jogo irá mudar do estilo fantasia inspirada por trabalhos de Tolkien para uma focada no folclore coreano e inspirada na era da dinastia Joseon.
A ideia principal é trazer um sentimento que todos os jogadores são estrangeiros em um novo mundo. Uma das telas de carregamento do jogo inclusive traz essa sensação mostrando um cavaleiro de armadura e escudo andando por um mercadinho aberto com muitas pessoas em seus trajes do dia a dia. Outra maneira de invocar este sentimento é o fato de nem todas as palavras estarem localizadas do coreano. Placas ou sinalizações estarão em seu idioma original, fazendo com que o jogador se sinta mais ainda um estrangeiro.
Para montar o ambiente ideal, a Pearl Abyss colaborou com mais de 20 instituições coreanas, como o Museu Nacional da Coreia, Organização de Turismo da Coreia e Administração do Legado Cultural e com esta ajuda montou, atualizou e incorporou muitas partes da mitologia coreana no ambiente, nas narrativas para as missões e até em lutas contra chefes.
Novos jogadores não precisarão se preocupar com a conclusão do conteúdo antigo do jogo se quiserem embarcar nas aventuras da Terra do Amanhecer. O conteúdo, além de ter um escalonamento automático para o poder do personagem, também possibilitará criar um novo personagem diretamente na Terra do Amanhecer como jornada inicial. Se o jogador quiser, ele também pode escolher entre as outras duas áreas iniciais antigas, sendo elas: Câmara de Pedra Anciã e Montanha do Inverno Eterno. Ao escolher uma destas áreas clássicas, será preciso concluir algumas missões específicas para dar continuidade para a Terra do Amanhecer, mas é recomendado começar diretamente na nova expansão para aproveitar todas as novas mecânicas.
Outra mudança essencial nesta nova era de Black Desert Online será a maneira em que a história principal será contada. Terra do Amanhecer não terá uma grande linha de missões contando uma história linear e sim linhas menores de missões com histórias distintas que, ao se juntarem, formarão a história principal. Serão apresentados oito enredos para o jogador, e ele terá total liberdade para escolher um destes e começar suas missões. Somente um enredo pode ser feito por vez, ou seja, para começar o próximo, o jogador precisa primeiro terminar o que foi escolhido. Todos os enredos culminam na luta contra um chefe diferente e assim chegamos na mecânica principal da expansão.
“Boss Blitz” será o novo modo de jogo que, de acordo com a Pearl Abyss, acabará com a constante necessidade de matar monstros espalhados pelo mapa para progredir com o personagem, mecânica que sempre existiu em Black Desert Online, e o substituirá por um modo de jogo baseado em combates contra chefes. Nove chefes estarão disponíveis no lançamento, sendo oito liberados pelas missões dos diferentes enredos e um especial após toda história estar liberada. Para enfrentar os chefes, o jogador precisa prestar atenção na nova mecânica de Auras.
A mecânica de auras chega para deixar o “Boss Blitz” acessível a todos os jogadores e não somente os que possuem mais equipamentos, pois, 90% da força do personagem em lutas contra chefes será calculada pela mecânica de Auras e somente 10% será de equipamentos, fazendo com que jogadores que possuam itens relativamente mais fracos também tenham chance de enfrentar chefes poderosos e vencer.
No total, serão três auras, Sol, Lua e Terra, e cada chefe será definido por uma destas auras. O jogador precisará escolher e alocar pontos para melhorar uma Aura e ganhar mais ataque (AP) e defesa (DP) ao enfrentar chefes que sejam definidos por esta aura. Os pontos que melhoram as Auras são os Orbes de Luz, o jogador consegue estes pontos completando missões na Terra do Amanhecer, e, por mais que a quantidade de pontos seja limitada, o jogador pode gastar uma quantidade de prata para resetar estes pontos e alocá-los em outra aura.
Para equilibrar a dificuldade destes chefes, outro sistema que o “Boss Blitz” traz é o nível de calamidade. Este sistema faz com que os chefes fiquem mais fortes e tenham novas habilidades a cada nível e desafia o jogador a ter novas estratégias para vence-los. Os níveis de calamidade irão do 1 ao 10, mas inicialmente só os primeiros cinco níveis estarão liberados, e, os níveis subsequentes serão liberados isoladamente para cada classe quando algum personagem desta classe derrotar o nível anterior de calamidade, por exemplo, o nível 6 de calamidade de um chefe só será liberado para magos quando algum mago derrotar o nível 5.
Também existirá um sistema de ranqueamento por classes de acordo com a velocidade e nível de calamidade em que cada chefe é derrotado. Em conversa com os desenvolvedores, este sistema abre a possibilidade de existirem servidores de torneio para possíveis competições entre os jogadores, mas ainda não é o foco principal no momento.
Se você é um jogador que prefere curtir o ambiente, Terra do Amanhecer traz um mundo muito vivo, tanto nos vilarejos quanto nas rotas pelo mapa você vai encontrar personagens fazendo compras, conversando, crianças correndo e brincando, simplesmente vivendo a vida normalmente. E para relaxar existirão dois tipos de mansões, que, diferente das casas dentro dos vilarejos, são bem maiores e contam com uma grande área externa que pode ser decorada de diversas maneiras, inclusive existem mercadores específicos da Terra do Amanhecer que vendem mobílias especiais que só é possível adquirir nos vilarejos da expansão.
Terra do Amanhecer chega e, 14 de junho e promete significantes mudanças no jogo, mudando a estética onde é ambientado, seu modo narrativo de missões e principalmente mudando o seu estilo principal de jogo. Todas estas novidades podem trazer um ar fresco para os jogadores antigos ao mesmo tempo que abraça novos jogadores e os chama para uma grande aventura.
*Artigo escrito por Victor Castro.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!