A sétima edição do Brazilian Indie Games Festival (BIG) acontece entre os dias 26 e 30 de junho e traz, novamente, os melhores jogos independentes para serem avaliados.

O evento está acontecendo no Clube Homs, na Av. Paulista em São Paulo; e o público tem uma chance de testar todos os indicados aos prêmios do festival.

Abaixo, segue uma lista com os jogos que mais chamaram a nossa atenção durante o primeiro dia de feira (26 de junho) - voltado para palestras e imprensa.

Não deixe de opinar e nos contar os jogos que também chamaram sua atenção ao longo do festival.

after HOURS

Desenvolvido por Bahiyya Khan, Claire Meekel, Tim Flusk and Abi Meekel, estudantes da University of the Witwatersrand, da África do Sul.

​after HOURS trata sobre uma adolescente, Lilith, lidando com suas emoções e traumas. O game usa capturas de pessoas reais e o jogador precisa ajudar a protagonista em suas escolhas.

O game chama atenção pela narrativa densa e a forma estética que usa para mostrar os sentimentos e pensamentos da personagem.

Spaceline Crew

Foi desenvolvido pelo grupo Coffeenauts, que são estudantes da Universidade Anhembi Morumbi. Este game brasileiro é quase como um "Overcooked", mas ao invés de administrar uma cozinha, você e seus amigos vão cuidar de uma nave espacial.

Uma pessoa vai ficar cuidando da pilotagem, outra de preparar e entregar comidas para os passageiros, uma terceira vai tratar de observar e entreter o público e o último jogador precisará cuidar do banheiro.

A partida só acaba quando a espaçonave chega ao seu destino e até lá, muitas confusões podem acontecer. É uma bagunça deliciosa que precisa ser testada no BIG Festival deste ano.

Bedtime Fright

Feito pelos brasileiros do RevStudio, este jogo de puzzle vai colocar você para controlar um garotinho que precisa apagar todas as luzes da casa antes de se dirigir ao seu quarto para dormir.

Porém, toda vez que ele desliga a iluminação de um cômodo, o Bicho Papão aparece logo atrás e vai seguindo o menino. 

Por isso, é preciso pensar e traçar o caminho mais seguro até os aposentos do garotinho, antes que o Bicho Papão o alcance.

Speed Brawl

Obra do Double Stallion Games, estúdio do Canadá. Neste brawler com chamativo estilo artístico ​e uma empolgante trilha sonora; o jogador é colocado em uma arena e precisa usar golpes, técnicas especiais e ataques em conjunto para derrotar todos os oponentes e vencer a briga. 

Fertiliel

Feito pela Supernova Games, grupo de desenvolvedores do Ceará que venceu o edital da Ancine em 2018; Fertiliel é o primeiro simulador de cupido.

Apesar de parecer bastante com um jogo estilo visual novel (game em que você apenas lê as conversas, participa de eventos cotidianos ao lado de outros personagens e decide o destino do protagonista com base em suas escolhas); o jogo foca em juntar casais diversos.

Uma proposta bem diferente e interessante que certamente merece uma olhada durante a feira.

Quadralit

Voltado para dispositivos mobile, é outro jogo de puzzle em que você precisa girar a tela do gadget até conseguir fazer com que os bonecos superem os obstáculos e encontrem a saída. Quadralit é da o grupo Killabunnies, da Argentina.

My Children Lebensborn

Desenvolvido pelo Sarepta Studios AS, da Noruega; aqui, você será o pai ou a mãe de uma criança da iniciativa Lebensborn - um programa de auxílio social que incentivava a adoção de órfãos na Alemanha.

O game se passa após a Segunda Guerra Mundial e o mundo ainda é um lugar hostil, mesmo após o fim dos conflitos. As crianças órfãs desse programa precisarão lidar com circunstâncias difíceis.

Você, como responsável por esta criança, precisará criá-la da melhor forma e ensina-la a lidar com o legado de seu país, o ódio e o bullying que outras pessoas praticam por conta disso, dentre outras questões.

Jumpgrid

Um jogo de puzzle com grande apelo visual e sonoro: Jumpgrid coloca o jogador para escapar de obstáculos diversos enquanto coleta cristais em grelhas, pilastras e outras superfícies interconectadas. O game foi criado por Ian MacLarty, da Austrália.

Sky Racket

Feito pelos brasileiros do estúdio Double Dash, o game traz um novo gênero: shmup breaker, já que mistura shoot 'em up (os jogos de navinha) com os block breakers (estilo Puyo Puyo, Candy Crush, dentre outros).

O estilo visual lembra a animação Steven Universe e você pode jogar como Racketboy ou Racketgirl. A trilha sonora também é um deleite, bem animada e retrô, lembrando títulos clássicos da Sega e Konami.

Diríamos que é obrigatório testar Sky Racket se você passar pelo BIG Festival 2019.

Unruly Heroes

O estilo visual de Unruly Heroes certamente impressiona, lembrando um pouco Rayman Legends e os games da série Trine nesse aspecto e em sua jogabilidade.

A história tem inspirações na cultura chinesa e principalmente no livro Jornada ao Oeste de Wu Cheng'en. O jogador controla e troca livremente entre 4 personagens com habilidades únicas.

Também é possível jogar em coop e lutar entre si em um modo de luta. Unruly Heroes foi desenvolvido pelos franceses da Magic Design Studios.

Goroons

Goroons é um game multiplayer de puzzle. Lembra vagamente Lemmings, então você vai precisar pensar e usar todas as formas dos Goroons para conseguir passar pelos obstáculos e chegar até o final das fases.

Lembre-se: não acaba até que TODOS tenham conseguido, então é desnecessário dizer, mas o trabalho em equipe é primordial. Goroons é do estúdio brasileiro Epopeia Games e certamente vai render ótimos e engraçados momentos.

Alucinod

Não tem como não lembrar de Portal ao jogar Alucinod. Aqui, no entanto, você não vai abrir portais para resolver os enigmas. Aqui a gravidade é sua melhor amiga dependendo de onde você pisa - e será possível pisar em paredes, tetos e tudo mais que se imaginar. O game foi desenvolvido por Thomas Pettus, da Austrália.

DeMagnete

DeMagnete, dos brasileiros do BitCake Studios, é um jogo em Realidade Virtual (VR) sobre puzzles. Aqui, você irá resolvê-los com a ajuda do magnetismo, usando luvas para atrair, repelir ou atirar objetos.