A sexta edição do BIG Festival rola até o dia 1º de julho no Centro Cultural São Paulo, em São Paulo, e apresenta alguns dos jogos indie mais originais e empolgantes da atualidade.

O evento dá a oportunidade de testar tanto lançamentos recentes quanto títulos ainda em produção. Separamos abaixo 10 games brasileiros que chamaram nossa atenção no BIG.

Aproveite você também o espaço de comentários no final para dar suas dicas!

No Heroes Here

Já disponível para PC, PS4 e Switch - e em breve no Xbox One -, é um dos games cooperativos mais divertidos e originais da atualidade. Jogadores devem colaborar para defender castelos de hordas de inimigos que tentam invadir. A brincadeira lembra muito Overcooked, com funções diversas que devem funcionar em harmonia para conseguir a vitória.

Akane

Visual pixelado hipnotizante e jogabilidade arcade frenética são alguns dos destaques de Akane. Apenas um golpe é o suficiente para derrotar a protagonista, que tem como objetivo matar o maior número possível de inimigos utilizando diversas armas de um vasto arsenal. Previsto de sair para PC, Linux e Mac.

Fofuuú

Tão jogo quanto software terapêutico, Fofuuú traz minigames controlados por som como exercícios de fonoaudiologia para crianças. Disponível como tratamento contínuo, o título já está disponível para Android e iOS. Veja mais detalhes no site oficial.

Vector Race

Corridas de autorama ao toque de um botão são o charme do simples, mas viciante, Vector Race. Com opções de disputas para até quatro jogadores, o game já está disponível para iOS e receberá também versão para Android. Para o futuro também, o desenvolvedor pretende colocar mais pistas e talvez até suporte a realidade aumentada.

Galaxy of Pen & Paper

Responsável por jogos incríveis, como Chroma Squad e Knights of Pen & Paper, o estúdio Behold adaptou e refinou mecânicas consagradas desses dois títulos em Galaxy of Pen & Paper, um jogo que simula um RPG de mesa com temática de aventuras espaciais. Já está disponível!

Unsighted

Um dos games mais impressionantes desta edição do Big é uma aventura cyberpunk pós-apocalíptica com ares de Legend of Zelda e Hyper Light Drifter. Os lindos e detalhados gráficos pixelados trazem excelentes animações e dão ainda mais vida aos combates, mais profundos do que parecem, com elementos de esquiva, tiro e defesa. Tudo isso ao som de uma envolvente trilha sonora eletrônica. Ainda sem data de lançamento definida, o game terá versões para Android e Windows.

Grashers

Inspirado em jogos de ação 2D como Binding of Isaac e Legend of Zelda, Grashers coloca o jogador no papel de um lixeiro espacial. Além de coletar detritos, é necessários enfrentar alienígenas neste shooter de duas alavancas misturado com elementos roguelike. Destaque para os coloridos gráficos, que dão um charme especial à produção. Previsto de sair em versão para PC.

Solar Fighters

Este game de luta começou como um projeto de faculdade e logo evoluiu para um projeto ainda maior. Com gráficos que lembram Killer Instinct, o jogo usa os planetas do sistema solar como inspiração para criar guerreiros diversos, munidos de golpes especiais e armas diferentes. Por enquanto, não há previsão de lançamento.

Hoppia Tale

Coloridos gráficos 2D dão vida a um jogo de ação bidimensional, nos moldes de clássicos dos 16-bits, como Goof Troop e outros. Mesmo na telinha mobile os controles são práticos e inteligentes: é só encostar em qualquer lugar da tela e indicar a direção para o personagem se movimentar pelo mapa, dividido em quadradinhos; para atacar é só andar na direção dos inimigos. Gratuito para baixar no mobile, Hoppia terá diversas fases, editor de mapas e itens para personalizar o visual dos personagens.

Scrash

Lançamento surpresa da Cat Nigiri, do incrível Necrosphere e do promissor Keen, Scrash é um jogo competitivo frenético. Espécie de mistura de Breakout com air hockey e pebolim, o título promove uma competição entre dois pontinhos luminosos que devem 'chutar' uma bola na base. Pelo caminho, blocos para destruir e paredes para a bola rebater e um elaborado sistema de domínio de bola e chute. Scrash tem um forte apelo competitivo e fica disponível para baixar de graça no Steam.

Kaze and the Wild Masks

Ao estilo de aventuras 2D da era 16-bits, Kaze parece uma combinação de Sonic, Donkey Kong Country e uma pitada de Tiny Toons. A protagonista é uma coelhinha veloz capaz de rodopiar para atacar inimigos e planar pelos ares. O resultado é uma aventura deliciosa e cheia de qualidade, com exploração e desafio em equilíbrio perfeito. Previsto para o início de 2019, o jogo tem versões previstas para PS4, Xbox One e PC.

Lenin - The Lion

Com aparente forte inspiração de Earthbound e outros jogos do estilo, Lenin - The Lion é um RPG 2D que trata sobre depressão e temas relacionados. Lenin é o único leão albino do vilarejo em que mora, o que o torna alvo de bullying e outras provocações. Cabe ao jogador ajudá-lo a lidar com essas adversidades. Previsto para o final deste ano, terá versões para PC, Mac e Linux.