A PlatinumGames, desenvolvedora conhecida por títulos como Bayonetta, Wonderful 101, Star Fox Zero e outros jogos, anda um pouco sumida, e muitas pessoas estão começando a se preocupar - achando que, talvez, Bayonetta 3 possa se tornar o novo Scalebound.

Vamos lembrar que Bayonetta 3 foi anunciado durante a The Game Awards de 2017 e, desde então, tudo o que sabemos sobre é que ele é exclusivo para Nintendo Switch, que seguirá o segundo jogo da franquia e temos um trailer de 53 segundos que ganhamos quando o Nintendo Switch foi lançado, além do logo do jogo. Não é muita coisa para uma espera de 4 anos, não é mesmo?

Hideki Kamiya, diretor da PlatinumGames, chegou a dizer, em entrevista, que os fãs deveriam “reiniciar e esquecer” até que o jogo seja mostrado novamente. Ele não parece nenhum pouco interessado em agradar o público de Bayonetta.

Scalebound cancelado

Em contrapartida, temos Scalebound, um projeto ambicioso da desenvolvedora com a Microsoft, que deveria ter sido o grande sucesso da Platinum, mas que foi cancelado em 2017 (ele foi anunciado na E3 de 2014) e era muitíssimo aguardado pelos usuários de Xbox. Alguma semelhança até aí?

Os desenvolvedores da Platinum sempre ressaltaram que a culpa do cancelamento foi de ambas as partes, tanto deles quanto da Microsoft, mas que gostariam de terminar o projeto caso surgisse a chance. Mas conforme Atsushi Inaba, designer da Platinum, mencionou uma vez: a propriedade intelectual de Scalebound pertence 100% à Microsoft e só seria permitido que eles fizessem algo caso a Microsoft deixasse.

Na época, houveram muitos rumores e relatos sobre o que o desenvolvimento de Scalebound estava sofrendo, com a equipe falhando em cumprir prazos e até mesmo momentos em que a pressão se tornou tão grande que vários profissionais importantes do estúdio tiveram que tirar férias, o que só piorou a situação do jogo.

A partir daí, muitas pessoas começaram a desconfiar que esses problemas afetaram não somente o desenvolvimento de Scalebound, mas também de outros títulos feitos no estúdio no mesmo período, como The Legend of Korra, Star Fox Zero, Teenage Mutant Ninja Turtles: Mutants in Manhattan e Transformers: Devastation.

Esses jogos não foram exatamente muitíssimo bem avaliados pela crítica, tanto que Star Fox Zero teve o pior número de vendas da franquia no Japão.

É comum o silêncio da desenvolvedora entre lançamentos de jogos, como foi até a chegada de Nier Automata e Astral Chain, e depois disso, até 2020, quando eles quiseram se tornar um estúdio independente capaz de publicar seus projetos de forma independente. E conseguiram. Com o apoio da Tencent, a PlatinumGames, a partir de 2020, desenvolve e publica seus próprios jogos, o que deixa um pouco menos provável de acontecer algo como aconteceu com Scalebound, mas ainda não totalmente isento.

Nesse ano, tivemos a E3 e a Platinum nos mostrou um pouco mais de Babylon’s Fall, que é seu mais recente trabalho em conjunto com a Square Enix e é um jogo cooperativo de ação e RPG. Pudemos assistir um trailer mais focado na jogabilidade, o que já é mais do que tivemos de Bayonetta 3.

E Babylon’s Fall não é exatamente o que se espera de um estúdio como a Platinum. Deixando de lado todo o aspecto gráfico - que é bem decepcionante - é a jogabilidade que realmente impressiona (e não, não de uma forma positiva). O que poderia ser facilmente uma imitação de Genshin Impact não deixou os fãs muito felizes não.

Mas e Bayonetta 3? Seria realmente o novo Scalebound?

Começaremos com 2018, quando uma equipe nova de produção para o jogo era recrutada pela Platinum. Em março, a dubladora da protagonista, Hellena Taylor, disse que não havia sido chamada, mas que o título possivelmente estaria em fases iniciais de desenvolvimento. Até aí tudo bem. 

Em abril do mesmo ano, Atsushi Inaba e Hideki Kamiya falaram um pouco sobre Bayonetta 3 e, quando eu digo pouco, é pouco mesmo. Durante um discurso no Reboot Developer 2018, os dois afirmaram saber o que os fãs queriam para o jogo e apenas isso.

Em setembro eles voltaram a falar sobre o jogo, mas apenas para tranquilizar os fãs sobre a progressão constante do título. A declaração de ambos foi a seguinte:

O desenvolvimento está em constante evolução. É difícil dizer, mas continua. Dessa vez, o processo de fabricação é um pouco diferente. Não podemos dizer muito, mas há muitas surpresas reservadas. Coisas além das expectativas. Mas agora olhem mais para a frente.

Fica um pouco difícil acreditar que Bayonetta 3 vai ser um jogo do nível “além das expectativas” e não está tendo nenhum tipo de problema no desenvolvimento quando temos uma declaração dessas em 2018 e, agora em 2021, ainda não temos nada sobre o jogo, apenas a mesma promessa do que virá.

A declaração e o pedido de “olhar mais a frente” pode parecer um desejo claro de desviar a atenção de um projeto que, talvez, já naquela época, eles soubessem que se prolongaria demais ou haveriam problemas.

Sempre que questionamos sobre o projeto, ambos mantêm o discurso de “está tudo muito bem. Estamos animados com como estamos trabalhando no jogo”. 

Já em 2019, durante o Nintendo Direct, Yoshiaki Koizumi, da Nintendo, apresentou Astral Chain, mas deu um breve espacinho em sua fala para Bayonetta 3. “E por falar em PlatinumGames, tenho certeza de que vocês estão curiosos sobre Bayonetta 3. Fiquem tranquilos, pois os desenvolvedores estão trabalhando muito e espero que você esteja ansioso por mais”, ele disse.

E ficamos com mais algumas garantias genéricas sem qualquer tipo de novidade.

Em abril de 2019, a Nintendo colocou o título como TBA durante o preenchimento dos relatórios fiscais e a Platinum informou que o jogo estava tendo um processo de design diferente do normal, como já haviam sugerido em 2018.

O ápice do “engana-fã” veio quando Hideki Kamiya marcou um encontro via Twitter para notícias do jogo na semana seguinte e o encontro nunca aconteceu. E em junho, pouco antes da E3, Inaba continua dizendo que o desenvolvimento está ocorrendo regularmente e não vemos o título em mais uma conferência.

Em 2020, com as atualizações um pouco mais frequentes do que anteriormente, ainda assim continuamos a ouvir a mesma coisa: Bayonetta 3 ainda está em desenvolvimento e não se preocupem, logo será lançado. 

Nessa altura, muitos fãs já se mostravam muito preocupados com o possível cancelamento do título e Kamiya, durante uma entrevista para a Video Games Chronicles, afirmou que ele não havia sido cancelado.

Estou feliz que haja muita expectativa pelo título, mas uma coisa que eu gostaria de abordar é a tendência que tenho visto ultimamente, que são as pessoas que estão começando a perguntar se o jogo foi cancelado. Quero que vocês peguem qualquer preocupação que tenham e joguem-nas imediatamente pela janela, já que ainda estamos trabalhando e Bayonetta 3 não foi cancelado”, ele comentou.

As expectativas para Bayonetta só têm aumentado desde o anúncio do jogo e, mesmo sem notícias concretas, ainda há muita esperança a respeito do título. Mas, mesmo assim, uma pequena chama do cancelamento também parece brilhar perto dele. 

Sobre não ter o jogo na E3 deste ano, Bill Trinen, da Nintendo, declarou que: “Vou ainda mais longe e digo que [Bayonetta 3] não só existe, como também está progredindo muito. Gostaríamos de mostrar as coisas quando estivermos prontos para mostrá-las e certamente gostaríamos de mostrar quando o desenvolvedor [PlatinumGames] estiver pronto. Então não tínhamos nada na E3, mas fiquem ligados”.

E isso tudo é muito parecido com a história de Metroid Prime 4, mas não entraremos nesse mérito.

Bayonetta 3 pode não ser um novo Scalebound, mas se a PlatinumGames e a Nintendo não quiseram nos mostrar nada até agora, alguma coisa certamente tem aí. Só nos resta esperar para descobrir o que.