O anúncio de Back 4 Blood com certeza mexeu com os fãs de Left 4 Dead. A série de sobrevivência em grupo da Valve fez um imenso sucesso no auge e é lembrada com carinho por todos aqueles que esperam por um terceiro jogo até hoje.

Surpreendentemente, ou não tanto, Back 4 Blood pode ser encarado como uma espécie de Left 4 Dead 3. O sucessor espiritual da franquia conta com o envolvimento de pessoas que estiveram nos jogos anteriores, mas tenta inovar em alguns aspectos.

Mãe em Back 4 Blood.

A Mãe com certeza foi minha personagem favorita.

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Na demonstração à qual o The Enemy teve acesso, pudemos testar apenas o modo PvE, mas o beta fechado que está disponível agora, assim como o jogo final, conta também com uma opção na qual dois grupos com quatro jogadores se enfrentam.

Evidentemente, no modo PvE, quatro jogadores precisam se ajudar para que sobrevivam às hordas de zumbis e monstros gigantes. O objetivo é chegar até o ponto de controle que fica no final de cada fase. Mesmo que três membros do time morram durante a partida e um consiga chegar ao final, uma vitória para o grupo será contabilizada.

Personagem cheio de sangue em Back 4 Blood.

Quanto mais matamos, mais cobertos de sangue ficamos.

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Antes de começar, cada integrante do grupo precisa escolher um dos personagens (na demo, tivemos acesso a Evangelo, Walker, Holly, Mãe e Hoffman). Os personagens podem contar com vantagens tanto para eles mesmo quanto para o grupo — a Mãe, por exemplo, garante mais vida, enquanto Hoffman consegue aumentar a capacidade de munição do grupo.

Fora essas vantagens coletivas garantidas por cada personagem, existem também cartas que vão sendo desbloqueadas conforme avançamos. As cartas possuem diferentes efeitos, contribuindo, por exemplo, para um aumento ainda maior de vida para os personagens que as equiparem ou mesmo maior resistência a dano.

Todos esses corpos estavam de pé, acredite.

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De forma geral, o jogo funciona muito bem. A movimentação é fluída, as armas — sejam metralhadoras, espingardas ou revólveres — respondem de maneira muito precisa e até mesmo armas brancas de combate físico são absolutamente prazerosas de utilizar.

Quando falamos nos arremessáveis, a situação acaba se tornando mais divisiva. Enquanto o Coquetel Molotov é excelente para impedir a passagem de criaturas em determinados espaços, a granada nem sempre atinge toda a área que deveria atingir, o que pode ser bem frustrante para determinadas estratégias.

Abrigo em Back 4 Blood.

Abrigos são zonas seguras para compra de itens e marcam o fim das fases.

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Pelo menos o som atrai as hordas de zumbis e, portanto, passa a ser possível desviar a atenção deles e passar correndo ou sair atirando nos monstros enquanto eles estão de costas. O que não falta são opções, já que existem também até granadas de luz.

A quantidade de inimigos simultâneos na tela é algo impressionante. Há fases em que parece estar chovendo zumbis e a performance não deixa a desejar. Mesmo quando você se vê cercado de inimigos de todos os tamanhos, a partida segue sem aquelas famosas travadas.

Balsa em Back 4 Blood.

Fui o único do meu time a fugir dessa balsa e vencemos, ainda bem.

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Não pense que zumbis serão os únicos inimigos, inclusive. Muitas variações de monstros estão disponíveis, incluindo criaturas obesas enormes que explodem e causam dano de área, um bicho com um braço imenso que pode nos agarrar e causa muito mais dano, zumbis que prendem o jogador em uma espécie de teia e chefões com algumas poucas regiões vulneráveis, no maior estilo Resident Evil.

Para enfrentar essas criaturas, é importante comprar os itens certos nos abrigos que existem ao final de cada fase e também saber usar os itens do cenário, que surgem aleatoriamente em diferentes regiões do mapa. Se você viu um barril explosivo, atire. Caso morra, quando o jogador passar por ali de novo, o barril pode nem estar mais lá, por exemplo.

Comprando em Back 4 Blood.

Esse é o menu de compra de itens.

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O sistema de economia do jogo é simples e extremamente funcional. O dinheiro coletado ao longo da partida é válido para toda a equipe, mas cada um gasta aquele valor individualmente. Desta forma, mesmo que a recompensa monetária seja exatamente a mesma para todos, não é necessário se preocupar com como o dinheiro será gasto pelos demais integrantes. Cada um escolhe o que comprar, sejam itens para uso pessoal (Kit Médico e Munição, por exemplo) ou vantagens de equipe.

A complexidade não é tão grande, mas sem dúvida alguma ajuda a tornar os personagens mais personalizáveis de acordo com o estilo de jogo de cada um. Se você tem com quem jogar, tenha certeza de que Back 4 Blood pode ser uma experiência memorável. Caso contrário, talvez seja melhor buscar jogos que garantem diversão individual.

Back 4 Blood será lançado em 12 de outubro para PS5, Xbox Series, PS4, Xbox One e PC.