Shenmue III, Bloodstained: Ritual of the Night; alguns jogos extremamente conhecidos são o resultados de muitos fãs se unindo para garantir que franquias amadas continuem vivas, mesmo que na forma de um sucessor espiritual completamente diferente em termos de enredo e personagens — mas semelhante nos conceitos básicos.

Abaixo, o The Enemy traz cinco jogos incríveis que foram resultado das cinco maiores campanhas de arrecadação para jogos de todos os tempos. Você jogou todos eles?!

5. Bloodstained: Ritual of the Night (2019) | US$ 5.5 milhões

Personagem de Bloodstained.

Em 2015, o ex-produtor da série Castlevania Koji Igarashi estava fora da Konami, mas ainda queria fazer Castlevania. Ele fundou o estúdio ArtPlay e lançou uma campanha de financiamento para o seu próximo projeto. Bloodstained: Ritual of the Night é basicamente um sucessor espiritual dos Castlevania do Igarashi, com estrutura metroidvania, ambientação gótica e todos os outros paradigmas desses jogos.

A campanha foi um enorme sucesso e fez um milhão e meio de dólares só no primeiro dia. Todas as marcas propostas foram alcançadas e trouxeram pra versão final do game coisas como outros idiomas, mais plataformas e até um prólogo em visual de 8 bits, que é o Curse of the Moon. Bloodstained arrecadou 5 milhões e meio de dólares e foi lançado quatro anos depois, em 2019.

4. Shenmue III (2019) | US$7.1 milhões

Personagens de Shenmue 3.

Uma das grandes surpresas da E3 de 2015 foi a chegada do desenvolvedor Yu Suzuki no palco da Sony pra falar de Shenmue III. A série Shenmue foi um sucesso cult do início dos anos 2000 e os fãs já tinham até desacreditado que ela ganharia um terceiro jogo.

Nessa conferência, o Suzuki lançou uma campanha de financiamento do projeto que tinha como meta inicial 2 milhões de dólares, mas pra fazer um jogo de larga escala, um “verdadeiro mundo aberto”, nas palavras do próprio diretor, eles precisariam de 10 milhões de dólares. Em menos de nove horas, eles bateram a meta inicial e o projeto concluiu sua campanha com um total 7.1 milhões de dólares.

Pra fechar, a Sony e a publicadora Deep Silver ainda deram mais dinheiro depois. A verba total do projeto, com essa grana das empresas, ficou em 20 milhões de dólares. Depois de alguns adiamentos, Shenmue III foi lançado em novembro de 2019, mas infelizmente teve uma recepção meio morna por parte de críticas e de vendas.

3. Shroud of the Avatar: Forsaken Virtues (2018) | US$12.8 milhões

Pessoas reunidas em Shroud of the Avatar: Forsaken Virtues.

A franquia Ultima ganhou um sucessor espiritual em 2014 no formato de um RPG híbrido de single player e MMO chamado Shroud of the Avatar: Forsaken Virtues. O projeto foi liderado pelo diretor criativo Richard Garriot, o lendário desenvolvedor que criou a série Ultima no início dos anos 1980 e trabalhou com ela até o fim dos 1990.

Shroud of the Avatar teve campanhas de financiamento rolando tanto no Kickstarter quanto no site oficial do jogo e alcançou nada menos que 12.8 milhões de dólares em um período de cinco anos. Em março de 2018, o jogo foi lançado, mas tanto a imprensa quanto os usuários não gostaram do que viram. As resenhas apontaram problemas com o jogo não parecer saber direito o que queria ser, se um MMORPG ou uma campanha single-player.

Mesmo na versão atual, missões, animações, árvores de habilidades e vários aspectos de design são problemáticos. Em 2021, Forsaken Virtues pode ser jogado gratuitamente e continua recebendo atualizações.

2. Prison Architect (2015) | US$19 milhões

Prisioneiro condenado em Prison Architect.

A desenvolvedora independente Introversion criou um simulador de gerenciamento um bocado ambicioso. Prison Architect deixa o jogador construir e comandar sua própria colônia penal com várias ferramentas de sandbox e muitos recursos diferentes.

Durante a sua campanha, em 2011, o game não usou nenhuma das plataformas de crowdfunding populares na época, mas ficou três anos em acesso antecipado no Steam e foi financiado por milhões de jogadores, chegando à marca impressionante de 19 milhões de dólares. Quando ele finalmente foi lançado oficialmente em 2015, as resenhas foram bem positivas e o game chegou a ser indicado ao prêmio BAFTA em duas categorias, chegando a ganhar uma delas.

1. Star Citizen (sem data anunciada) | US$357 milhões

Gameplay espacial de Star Citizen.

Em primeiro lugar, um jogo que ainda não foi lançado, mas está há 10 anos em produção e há 9 anos coletando dinheiro. Star Citizen devia ter saído em 2014, mas foi adiado várias vezes e hoje ninguém sabe quando vai ficar pronto.

O game é um MMO espacial com combate, crafting e simulação de voo extremamente ambicioso — e também muito criticado pelos atrasos e falta de prazos pro lançamento, mesmo tendo recebido tanto dinheiro.

Além do multiplayer, uma campanha single-player com um elenco bem conhecido de atores foi prometida. O nome é "Squadron 42" e, assim como o projeto principal, esse aí também foi adiado várias vezes e depois de tantos atrasos… Os desenvolvedores até pararam de dar novas datas.

Star Citizen é o projeto com maior arrecadação de financiamento coletivo da história dos games, com atualmente 357 milhões de dólares vindos de mais de 3 milhões de pessoas. Em 2021, ele está em um teste alpha aberto e tem recebido atualizações regulares, mas a data da versão 1.0 ser lançada… Isso ainda é um mistério.