Artistas famosos que já apareceram em jogos FMV
Um spoiler: de Jeff Goldblum a Mark Hamill e mais
Quem disse que jogos não poderiam revelar grandes artistas? Ninguém disse, mas eles revelaram mesmo assim.
Sejamos sinceros: atuar é difícil. Conseguir um emprego na área de atuação é mais difícil ainda. Por isso, alguns atores e atrizes começaram suas carreiras na área de jogos FMV.
Jogos FMV (Full Motion Vídeo) foram uma tendência muito popular nos anos 90, que são os jogos normalmente descritos como vídeos ou filmes interativos, onde você assiste um ‘filme’ e pode interagir com ele durante determinados momentos, o que pode afetar ou não a história.
Como curiosidade, selecionamos uma lista de 10 atores famosos que já participaram de jogos FMV aqui:
Jeff Goldblum
Quem nunca assistiu o filme Jurassic Park de 1993? Talvez você se lembre de Jeff Goldblum, que interpreta o Dr. Ian Malcolm. Ou, quem sabe, lembre-se dele em filmes como A Mosca (1986) ou Desejo de Matar (1974).
Pois é. Jeff também esteve em um jogo FMV chamado Goosebumps: Escape from Horrorland em 1996. Bem antes de fazer sucesso nas telinhas do cinema, ele estava presente nas telinhas dos computadores.
Tim Curry
Nosso querido Pennywise de It: A Coisa (2017) também pode ser encontrado em algumas cenas de videogame, e, melhor ainda, do lado de grandes nomes de Hollywood também, como J.K Simmons, George Takei, Peter Stormare e tantos outros em Command & Conquer: Red Alert 3.
Mas não só isso: ele também emprestou um pouco de seu talento para o game FMV Frankenstein: Through the Eyes of the Monster, um point-and-click lançado originalmente em 1995.
Christopher Walken
Impossível não conhecer Christopher Walken. Uma grande performance em O Franco Atirador (1978) rendeu ao ator um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e uma carreira brilhante pela frente. Além disso, Walken também foi um dos mais carismáticos vilões da saga de James Bond. E tem muitos outros papéis incríveis na conta.
Ele também teve algumas participações em jogos que são notáveis: interpretou o detetive Vince Magnotta em um game point-and-click FMV de 1996 chamado Ripper, além de ter aparecido também em Privateer 2: The Darkening, lançado também em 1996.
Christopher Lloyd
É claro que você conhece Christopher Lloyd. Mesmo que não tenha assistido nenhum De Volta para o Futuro.
Em 1996, ele interpretou Drew Blanc no jogo Toonstruck, que parece ser… bizarro. Uma mistura de pessoas reais com animações em um mundo onde um cartunista (Christopher Lloyd) é atraído para o mundo de sua própria criação e precisa impedir que o vilão transforme os habitantes deste lugar em versões corruptas do seu antigo eu.
Clive Owen
Antes da fama, nosso tão querido Clive Owen - que ganhou um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua performance no filme Closer (2004), estrelou em um jogo simulador de combate espacial de ficção científica amnésico ao lado de grandes nomes como John Hurt (O Expresso da Meia Noite), Christopher Walken (O Franco Atirador) e Brian Blessed (King Lear).
O game foi Privateer 2: The Darkening de 1996, publicado pela Electronic Arts.
Rob Lowe
Não contente em ser um ator de sucesso atuando em Parks and Recreation (2009), Rob Lowe também entrou para a lista de 50 pessoas mais bonitas do mundo - escolhidas pela revista People - em 2005.
Mas porque ninguém fala sobre Fox Hunt? Ele foi um jogo lançado em 1996 com Rob no papel de Edison Pettibone, um magnata do infomercial com um exército de clones. O jogo, inclusive, foi protagonizado por Timothy Bottoms (The Last Picture Show).
Mark Hamill
A lenda - que é Mark Hamill - já participou em diversos tipos de jogos, geralmente como dublador, desde Arkham Asylum até Crash Bandicoot.
No entanto, como um ator de FMV, sua marca certamente foi o protagonista jogável de Wing Commander 3 (1994) e Wing Commander 4 (1996), o Coronel Christopher Blair (que também teve uma participação especial em Wing Commander: Prophecy).
Malcolm McDowell
Você já assistiu Laranja Mecânica, filme de 1971? Caso sim, conhece Malcolm McDowell do famoso (e controverso) personagem Alex DeLarge, onde ele ainda era muito - muito mesmo - novinho. E caso nunca tenha assistido a esse clássico, também pode conhecê-lo de Jornada nas Estrelas (1994) ou Um Homem de Sorte (1973).
E, nos jogos, ele tem participação em alguns deles, como Frankenstein: Through the Eyes of the Monster (1995), além de Wing Commander 3 (1994) e Wing Commander 4 (1996), participando ao lado de figuras ilustres, como o já mencionado Mark Hamill.
Fora do campo de atuação em FMVs, McDowell também emprestou sua voz para jogos como Fallout III e God of War, além de alguns outros títulos mais recentes.
John Hurt
Para quem assiste Doctor Who, tá fácil: John Hurt fez o “War Doctor” no especial The Day of the Doctor. Para aqueles que não sabem o que é Doctor Who e não estão familiarizados com John Hurt, talvez o nome “Olivaras” de Harry Potter traga alguma memória.
John também teve sua participação em jogos FMV da década de 90, estando no último episódio de Wing Commander, o Privatee 2: The Darkening, com alguns dos nomes já mencionados aqui.
Dennis Hopper
Que Deus o tenha. Dennis Hopper teve uma carreira de mais de 50 anos e fez sucesso em grandes títulos como Juventude Transviada (1955) ao lado de James Dean e Assim Caminha a Humanidade (1956), além de diversos outros filmes.
Hopper fez participações em jogos FMV depois de ter a carreira de ator em Hollywood deslanchada: em 1998, ele fez o game interativo point-and-click chamado Black Dahlia, publicado pela Take-Two Interactive.