A Activision Blizzard está sofrendo outro processo. Dessa vez, arquivado pelo Sistema de Aposentadoria dos Funcionários de Nova York e fundos de pensão que representam o corpo de bombeiros, policiais e professores da cidade. O processo afirma que o CEO, Bobby Kotick, era incapaz de negociar a venda da empresa para a Microsoft e fez o negócio para escapar da responsabilidade do seu papel em permitir má conduta e abuso no ambiente de trabalho. 

LEIA MAIS

Logo Activision Blizzard
Divulgação: Activision Blizzard

O processo surgiu de uma demanda de outubro de 2021 feita para inspecionar os livros e registros da Activision Blizzard como parte de uma investigação no conselho de administração, especificamente, a falha em manter um ambiente de trabalho seguro e não discriminatório para seus funcionários, especificamente minorias e mulheres, e falha em agir em resposta a repetidas e graves alegações de má conduta, discriminação e assédio por parte dos executivos seniores da Activision.

A Activision cumpriu parcialmente, de acordo com a denúncia, mas em 18 de janeiro, a empresa anunciou o acordo de aquisição com a Microsoft. O processo diz que o acordo desvaloriza a Activision Blizzard, não apenas com base no prêmio do preço das ações — que o processo descreve como “irrisórios 1,16%” — mas também porque não leva em conta o valor das reivindicações derivadas das acusações. Elas desaparecerão se e quando a Activision Blizzard se tornar uma subsidiária da Microsoft.

Segundo os demandantes do processo, o acordo aconteceu tão rapidamente e com um desconto tão grande porque os membros do conselho da Activision Blizzard, e Kotick em particular, estão enfrentando “uma forte probabilidade de responsabilidade por violações do dever fiduciário” por não abordar as alegações de má conduta na empresa.

Foto da empresa Activision Blizzard
Divulgação: Activision Blizzard

Com a fusão anunciada, Kotick será capaz de escapar inteiramente da responsabilidade e, em vez disso, continuará a atuar como executivo após o fechamento da fusão. Pior, apesar de sua potencial responsabilidade por violações do dever fiduciário, o conselho permitiu que o próprio Kotick negociasse a transação com a Microsoft. A decisão do conselho de confiar esse processo de negociação a ele é imperdoável pela razão adicional de que Kotick recebe pessoalmente benefícios materiais substanciais cujo valor não está diretamente alinhado com o preço da fusão”, afirma o processo.

Ele também faz referência à compra de ações da Activision por Alexander von Furstenberg, Barry Diller e David Geffen — todos amigos ou associados de Kotick — em março de 2022 por cerca de US$ 108 milhões. Isso desencadeou investigações sobre possíveis negociações com informações privilegiadas pelo Departamento de Justiça dos EUA e pela Comissão de Valores Mobiliários.

A aquisição da Activision Blizzard, embora já aprovada pelo conselho da empresa, ainda está sujeita à aprovação regulatória, o que pode ser um problema. Embora alguns processos contra a empresa já tenham sido resolvidos, outros permanecem em aberto. Até mesmo um processo de um funcionário para retirar Kotick como CEO da empresa por não ter resolvido os problemas de má conduta e assédio permanece.

Um representante da Activision Blizzard disse, ao PC Gamer, que a empresa “discorda das alegações feitas nesta queixa e espera apresentar os argumentos ao Tribunal”.