O SOC Investment Group, que representa acionistas e investidores de corporações, publicou uma carta criticando a resposta "inadequada" da Activision Blizzard após as denúncias de assédio e abuso sexual dentro da companhia, que gerou um processo pelo governo da Califórnia (via Axios)

"Embora apreciamos o tom melhorado e maiores detalhes na carta recente do CEO [Bobby] Kotick para empregados, consumidores e acionistas da Activision Blizzard, as mudanças que o senhor Kotick anunciou não são nem perto do suficiente para resolver os problemas de equidade, inclusão e gerenciamento de capital humano na companhia", diz a mensagem.

Para o grupo, não houve "nenhuma mudança anunciada ou proposta que alteraria de qualquer forma o processo atual de preencher vagas seja na diretoria ou na alta gerência" e também nada quanto à disparidade de salários da classe executiva, "seja em respeito a reduzir a compensação de executivos que tenham engajado ou encoberto práticas abusivas, ou alinhar executivos com os objetivos de equidade que o Sr. Kotick articulou."

O SOC, assim como a aliança de trabalhadores da empresa, também criticou a contratação da firma de advocacia WilmerHale, citando o fato de que ela e a investigadora-chefe não têm experiência em descobrir abusos.

(A firma também é conhecida por suas ações anti-sindicais)

Michael Buckner / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

O grupo também faz uma série de sugestões para mudanças no topo da estrutura cooperativa da empresa, incluindo a contratação de uma mulher na diretoria até o fim de 2021 - atualmente há apenas duas mulheres e uma pessoa de minoria étnica entre os 10 membros da chefia - e um equilíbrio maior de gênero até 2025.

Um dos lugares também deveria ficar com um representante definido pelos trabalhadores da companhia.

Além de remover bônus de executivos implicados nos casos de abuso, o SOC também pede por nenhum bônus em 2021, e que ganhos extras futuros sejam definidos ao atingir metas de diversidade articulados e definidos independentemente.

Há também a sugestão de uma análise de equidade, semelhante ao que aconteceu com empresas como Facebook, Air B&B e Starbucks, feito por um órgão independente definido tanto pela gerência quanto pelos funcionários.

Desde o início do processo, trabalhadores da Activision Blizzard tem demonstrado irritação e revolta com a reação às denúncias da gerência, com paralisações e contrapropostas ao que Kotick e outros membros da chefia da companhia.

A empresa está sendo processada em uma ação coletiva por acionistas.

LEIA MAIS: