Antes previsto para dia 30 de setembro, o Acesso Antecipado de Baldur's Gate III foi adiado novamente, e agora está previsto (por enquanto) para o dia 6 de outubro.

"É o ano 2020! Estamos lançando um build de desenvolvimento ativo, o que significa que as coisas podem dar certo, ou dar errado cada vez que compilamos um novo", diz a mensagem da Larian Studios, desenvolvedora do jogo.

"Nosso princípio orientador para acesso antecipado é que não há problemas com pequenos bugs ou coisas que não têm muito polimento, mas ele precisa oferecer uma experiência de gameplay divertida com o menor número de crashes possível."

O anúncio diz que o build está "quase lá", mas que alguns entraves e problemas de estabilização que levaram a atrasos no desenvolvimento e no processo de localização do jogo em outras línguas além do inglês.

"Por sorte, uma semana de atraso (6 de outubro) é tudo o que esperamos para fazer uma checagem tripla na estabilidade e na localização."

A Larian não dá certeza completa porque ainda está conduzindo testes com o chamado World Tester, uma inteligência artificial que procura testar os limites do jogo em busca de falhas e elementos que possam quebrar o jogo de várias formas.

"Este super-gamer está jogando ele atualmente, e as coisas parecem boas, mas ainda não perfeitas", indica a Larian. "Sabemos que se este super-gamer não quebrar o jogo, há menos chance de que vocês consigam. Não que tenhamos ilusões de que vocês não vão tentar."

Este é o segundo atraso do Acesso Antecipado do jogo, que estava originalmente previsto para agosto.

O Acesso Antecipado de Baldur's Gate III estará disponível no PC via Steam, GOG e Google Stadia.