Um dos jogos mais aguardados do ano, Baldur’s Gate 3 conquistou ainda mais corações ao chegar ao PS5. O CRPG do Larian Studios arrebatou corações com sua campanha imensa, representatividade, personagens cativantes, complexidade de customização e relacionamentos picantes. 

Se você gostou da jornada ao lado de Astarion, Wyll, Lae’zel e companhia, não deixe de conferir as cinco indicações do The Enemy de CRPGs similares. 

Pillars of Eternity 1 e 2

Imagem de Pillars of Eternity

A Obsidian detém renome pelo seu talento inquestionável com RPGS – e entre os jogos mais elogiados do estúdio estão os dois Pillars of Eternity. Tanto o primeiro quanto o segundo jogo oferecem mecânicas complexas, uma história envolvente e construção de mundo cair o queixo. Com certeza, um prato cheio para quem ficou encantado com o novo Baldur’s Gate. 

Obsidian

Tyranny

Imagem de Tyranny

Outro trabalho aclamado da Obsidian é Tyranny, CRPG lançado em 2016. Apesar de ser menor em escopo do que Baldur’s Gate 3, o jogo oferece uma história arrebatadora, em que o jogador assume o papel de um seguidor do vilão que ameaça destruir o mundo. Você também deve se sentir em casa com a câmera suspensa e complexidade das mecânicas de RPG.    

Obsidian

Shadowrun: Hong Kong

Imagem de Shadowrun: Hong Kong

O gênero de CRPG – ou “RPG de computador” – passou por um período de “renascença” nos últimos anos devido à lançamentos indie bastante engenhosos. É o caso de Shadowrun: Hong Kong, jogo de temática futurista da Harebrained Schemes. Apesar da ambientação de ficção científica, o mundo do game é habitado por criaturas fantásticas como orcs, anões e elfos. Mais este é um dos menores detalhes que justificam o investimento em Shadowrun: Hong Kong, pois o universo atmosférico e único do jogo vai arrebatar você. 

Harebrained Schemes

Disco Elysium

Imagem de Disco Elysium

Falando em jogos arrebatadores, não deixe de testar um dos títulos mais bem avaliados da história dos games. Disco Elysium é um CPRG como nenhum outro: no controle de um policial que acorda sem memória após uma noite de bebedeira, é necessário solucionar um caso de assassinato em uma cidade soviética ao lado de seu parceiro. Não espere combates épicos – ao menos, os que não sejam na base da lábia. Mas há muita rolagem de dados e diálogos brilhantes à sua espera.

ZA/UM

Divinity: Original Sin 1 e 2

Imagem de Divinity: Original Sin 2

Por fim, se ainda não o fez, dê uma chance aos trabalhos passados da Larian Studios. Não à toa, Divinity: Original Sin 1 e 2 são classificados entre os melhores CRPGs da história, e isso devido ao mundo de fantasia épico, sistema de batalha satisfatório e complexidade na customização de personagem e gameplay. 

LEIA MAIS

Baldur’s Gate 3 está disponível para PS5 e PC. Caso esteja jogando o game, confira se você ignorou esse tesouro útil do início do game


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!

Larian Studios