Neste sábado (22), no DC FanDome, a WB Games Montreal anunciou Gotham Knights, novo jogo do Batman - sem o Batman.

Como mostrado no trailer, Bruce Wayne (aparentemente) morreu em uma explosão, deixando Gotham City desprotegida contra os vários grupos criminosos e supervilões que lutam pelo controle da cidade.

Sendo assim, o jogador poderá tomar o papel de seus quatro herdeiros: Asa Noturna, Batgirl, Robin e Capuz Vermelho.

O trailer e o trecho de gameplay trouxeram várias informações sobre o que esperar do jogo, mas também deixaram algumas perguntas em aberto - será que ele é uma sequência de Arkham Knight, ou em uma continuidade separada?

(A resposta curta é: não, não é uma sequência)

Incidentalmente, ATENÇÃO: esta lista tem spoilers de Batman: Arkham Knight

Confira abaixo o que aprendemos - e especulamos - com o anúncio de Gotham Knights.

Batman está morto (?)

O trailer de anúncio do jogo começa com uma série de vinhetas de noticiário falando sobre uma grande explosão, e indicando que o corpo de Bruce Wayne foi encontrado entre os escombros.

Logo depois, o quarteto recebe uma mensagem gravada de Bruce, reforçando a ideia de que ele está de fato morto e que, sem o Batman para proteger Gotham City, o restante da Bat Família deverá tomar seu lugar.

A morte de Bruce reflete o final de Batman: Arkham Knight, em que o bilionário é considerado morto após a destruição da Mansão Wayne. Há, porém, fatores que já indicam que o Gotham Knights não é necessariamente uma continuação daquele título.

(O que foi confirmado posteriormente pela WB Games)

De qualquer forma, a morte do Batman pode ser real ou não dentro do game, mas é o ímpeto que dá início à narrativa do novo jogo.

Jason Todd

O primeiro membro da Bat Família que vemos assistir a mensagem de Bruce é Jason Todd, o Capuz Vermelho.

Apesar de ser uma das figuras centrais de Arkham Knight, esta versão de Jason Todd não é a mesma do game da Rocksteady, já que sua cicatriz facial tem um formato mais “comum”, ao invés da marcação de “J” (de Joker, ou Coringa - ou Palhaço ou Bobo, se você preferir) que o Cavaleiro Arkham tinha.

Barbara Gordon

O trailer também mostra uma mulher vendo a mensagem de Bruce com uma cadeira de rodas visível no quadro, deixando claro que a Batgirl deste jogo será Barbara Gordon, ao invés de outras personagens que também usaram o manto, como Cassandra Cain e Stephanie Brown.

Comissário Gordon está morto

Durante sua mensagem para a Bat Família, Bruce diz que eles não poderão contar com o Departamento de Polícia de Gotham City já que “não confiam em nós desde que Jim morreu”.

Sendo assim, neste jogo o Comissário Gordon (até onde se sabe) está morto há algum tempo - outro indício de que este jogo não é uma sequência da série Arkham, já que sua contraparte em Arkham Knight estava viva até o fim de sua narrativa e a suposta morte de Bruce Wayne/Batman.

Dick Grayson

O terceiro personagem do quarteto a ser apresentado é Dick Grayson, o Asa Noturna, que imediatamente começa a treinar após descobrir sobre a morte de seu mentor.

Tim Drake

O último personagem jogável revelado no trailer é Robin, e inicialmente o trailer não deixa claro se este personagem seria Tim Drake, o terceiro herói a adotar a identidade, ou o filho biológico de Bruce, Damian Wayne.

No press release oficial, porém, a Warner deixa claro que este é Drake, o que em retrospecto era de se esperar a julgar tanto por seu estilo de combate e habilidades quanto por suas falas no vídeo de gameplay, tendo uma relação amigável com a Batgirl e se mostrando abertamente preocupado com os civis - algo que não se espera muito do rude e estoico Damian.

Bat Família

Sem o Homem-Morcego para liderá-los, o herdeiros de Batman devem juntar suas forças para lidar com as ameaças aos cidadãos de Gotham City - que vem em diferentes formas e estilos.

Gangues

O vídeo mostra uma gangue invadindo o que parece ser uma igreja para agredir quem estiver lá.

O visual das gangues, curiosamente, lembra um pouco a dos capangas do vilão Anarquia - que era um dos antagonistas de Batman: Arkham Origins, jogo anterior da WB Games Montreal envolvendo o Homem-Morcego.

Robin

O trailer mostra mais de Robin e seu estilo de combate, utilizando principalmente seus golpes com seu bastão longo.

Isto, porém, parece ser apenas um do leque de habilidades do Menino Prodígio, a julgar pelo que vemos posteriormente no trailer e vídeo de gameplay.

Batgirl

A Batgirl aparece logo em seguida, e seu estilo de jogo parece ser o mais próximo do que vimos de Batman na série Arkham, sendo capaz de planar e utilizar seu gancho para alcançar lugares mais altos.

Sua arma principal, porém, parece ser um cacetete/tonfa

Asa Noturna

Já Asa Noturna parece utilizar principalmente as habilidades acrobáticas e circenses de Dick Grayson, embora seus bastões curtos também pareçam ter algumas habilidades únicas durante o combate.

Capuz Vermelho

O último visto em combate é o Capuz Vermelho, que ao contrário de seus companheiros utiliza abertamente armas de fogo contra inimigos.

A este ponto, é difícil saber se a munição destas armas é não-letal, ou se ele não tem problema em matar seus inimigos como em Arkham Knight.

Invisibilidade de Robin...

Além de seu bastão, Robin parece ter uma série de bugigangas e traquitanas tecnológicas especiais para enfrentar seus inimigos, incluindo o que parece ser um dispositivo de invisibilidade.

… E seu teletransporte

Não só isso, ele é capaz de utilizar um poder de teletransporte para fugir de situações perigosas ou emboscar outros inimigos durante o combate.

Patrick Redding, diretor criativo de Gotham Knights, diz no vídeo de gameplay que esta habilidade deve a uma conexão especial que tem com o satélite da Liga da Justiça.

Motocicleta

No trailer, é possível ver tanto a Batgirl quanto o Capuz Vermelho utilizarem motocicletas especiais.

Não só isso, o início do vídeo de gameplay mostra a heroína atravessando Gotham City com o veículo, indicando que este deve ser a forma mais rápida de se locomover pela cidade.

Senhor Frio

O Senhor Frio aparece brevemente no trailer de anúncio e ganha mais destaque ao fim do vídeo de gameplay.

A presença do vilão neste jogo volta a reforçar a ideia de que este jogo não é uma sequência da série Arkham, já que o arco narrativo de Victor e Nora Fries teve conclusão em Batman: Arkham Knight.

Corte das Corujas

Ao fim do trailer de anúncio, vemos mais sobre o que provavelmente serão os principais vilões de Gotham Knights: a Corte das Corujas.

Apresentada na fase de Scott Snyder e Greg Capullo nas HQs do Batman, a Corte das Corujas é uma sociedade secreta cuja história se confunde com as próprias origens de Gotham City, e veem uma grande ameaça no Homem-Morcego e seus herdeiros.

Garra

Garras são as forças de elite da Corte das Corujas, um grupo de assassinos perigosos e letais capazes de eliminar com precisão qualquer tipo de ameaça à sociedade secreta.

Como a Corte deve ter um papel central no jogo, é muito provável que os membros da Bat Família devam enfrentar este inimigo.

Alfred Pennyworth

Logo no início do vídeo de gameplay, podemos ver a Batgirl se comunicando com ninguém menos do que Alfred Pennyworth, o fiel mordomo de Bruce Wayne e outro mentor importante para os herdeiros do Homem-Morcego.

Em Batman: Arkham Knight, Alfred também foi dado como morto após a destruição da Mansão Wayne, reforçando que esta é uma continuidade diferente da série da Rocksteady.

Tempestade de gelo

O início do gameplay também mostra uma nevasca poderosa e uma série de raios que estão afetando Gotham City, tudo parte de um plano maior misterioso do Senhor Frio para a cidade.

Renee Montoya

Além de Alfred, a Batgirl pode ser vista conversando com outra figura adorada pelos fãs do Homem-Morcego: a policial Renee Montoya.

Pela sua reputação nos quadrinhos e animação como uma das poucas oficiais de polícia honestas de Gotham, é provável que ela seja uma das poucas figuras no Departamento a ajudar a Bat Família.

Gameplay cooperativo

Gotham Knights pode ser jogado tanto sozinho quanto cooperativamente com outro jogador.

No vídeo de gameplay, isto é demonstrado com a participação de Robin na missão principal - que conta com o visual do Robin Vermelho, indicando um nível de customização especial para todos os personagens e reforçando sua identidade como Tim Drake.

Não só isso, o coop permite finalizações em duplas, que é visível em ambos os trailers.

Combate

O vídeo de gameplay também nos dá uma ideia melhor de como será o combate do jogo, com inimigos divididos em níveis e com barras de dano visíveis, e as diferentes habilidades a serem usadas pelos diferentes personagens.

O trecho do jogo também mostra que o jogador pode usar da furtividade ou partir para a porrada imediatamente.

Vilões pareados

Ao fim do trecho de gameplay, vemos Batgirl e Robin enfrentarem o Senhor Frio no topo de um prédio (com o aparentemente nome da tradicional família Elliott, de onde vem o vilão Silêncio).

De acordo com Patrick Redding, o combate contra os vilões será pareado com o nível de cada personagem, e enfrentar o Senhor Frio no nível 5 ou 10 promete ser uma experiência diferente - tanto em termos de vida e força quanto diferentes habilidades especiais.

2021

Gotham Knights chega em 2021, e terá versões para atual e próxima geração de consoles, já confirmado para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X.