Mesmo em um mundo desolado pela calamidade como o de Zelda Breath of the Wild, poucas histórias são tão comoventes como a de Dorian. O vigilante de Kakariko Village possui um segredo obscuro, resultado de um acontecimento trágico que ainda reverbera na sua vida e de sua família. 

Dorian está envolvido em uma das missões de Shrine do jogo de Nintendo Switch – Stolen Heirloom –, e completá-la resulta na revelação do segredo do personagem. Por isso, caso tenha a aceitado a quest, fica o conselho: é bom preparar o lencinho, pois você deve ficar emotivo. 

Imagem de Zelda Breath of the Wild
Reprodução: Nintendo

Para que a missão Stolen Heirloom fique disponível, antes é necessário completar outras três side quests de Kakariko Village: Find the Fairy Fountain, Flown the Coop e By Firefly’s Light. Todas elas são facilmente iniciadas ao conversar com os NPCs da vila, então você não deve ter muito trabalho em encontrá-las. 

Assim que estiverem completas, siga em direção à casa de Impa e converse com os dois guardas que ficam posicionados frente às escadas. Eles comentam que um ladrão roubou algo de Paya, a adolescente que vive com a líder da aldeia. 

Imagem de Zelda Breath of the Wild
Reprodução: Nintendo

Ao entrar na casa e conversar com Impa e Paya, descobrimos que o objeto desaparecido é nada mais, nada menos, que a herança do vilarejo – a esfera maciça de adornos alaranjados protegido por gerações de Sheikah. Sendo algo tão precioso, a dupla pede para que Link recupere a esfera. 

A resposta para esse enigma pode ser encontrada aguardar o anoitecer cobrir o vilarejo. Por volta das 22h, você perceberá que uma figura branca se esgueira pelas sombras.

Imagem de Zelda Breath of the Wild
Reprodução: Nintendo

Trata-se de ninguém menos do que Dorian, um dos guardas responsáveis por proteger a casa de Impa. Ele é o mesmo Sheikah que, em determinados horários do dia, fica sentado próximo a uma árvore contando histórias para suas duas pequenas filhas, Koko e Cottla.

Link ouve Dorian murmurando sozinho e, ao seguí-lo, chegamos a um pedestal de Shrine localizado à direita da Fairy Fountain de Kakariko. Ao chegar ao local, o Sheikah exclama: “Mostre-se!”

Imagem de Zelda Breath of the Wild
Reprodução: Nintendo

É então que somos surpreendidos pela figura de um guerreiro Yiga, que aparece subitamente na frente de Dorian. Percebendo que não estão sozinhos, o espadachim desafia Link a uma batalha. 

Após derrotá-lo, Dorian pede desculpas e entrega a esfera a Link, podendo ser usada no pedestal para revelar a Shrine. É então que o Sheikah revela sua história, e o que o levou a entregar ao inimigo uma relíquia tão valiosa para seu vilarejo. 

Imagem de Zelda Breath of the Wild
Reprodução: Nintendo

A verdade é que Dorian é chantageado pelo Clã Yiga há anos. No passado, ele foi membro da impiedosa facção das sombras, mas tudo mudou quando conheceu sua esposa – a mãe de Koko e Cottla. 

Dorian optou por deixar sua vida de tirania para trás e se casou. Os Yiga, obviamente, não viram isso com bons olhos e assassinaram a esposa de Dorian em retaliação. 

Imagem de Zelda Breath of the Wild
Reprodução: Nintendo

É então que entendemos o verdadeiro significado por trás do comportamento das pequenas Cottla e Koko. 

Cottla gosta de brincar pelo vilarejo, e ela diz a Link: “Minha mãe está se escondendo, mas vou encontrá-la! Estou brincando com a mamãe agora, então você terá que esperar”. 

Imagem de Zelda Breath of the Wild
Reprodução: Nintendo

Já Koko, a filha mais velha, pode ser encontrada cozinhando próximo à casa de Impa. Ela diz que quer se tornar uma grande cozinheira para cuidar de sua irmã como sua mãe cuidava. Em certo ponto, encontramos a garota visitando o cemitério da vila, em que ela diz: “Koko não está chorando! Koko precisa ser forte como sua mãe…”

Imagem de Zelda Breath of the Wild
Reprodução: Nintendo

Mesmo após a tragédia que levou sua esposa, os Yiga continuaram chantageando Dorian, ameaçando a vida de suas filhas e até de Impa e Paya. Sendo assim, o vigilante não teve opção a não ser atuar como informante para o clã sombrio por anos a fio. 

Finalizando sua história, Dorian implora para que Link não revele o que aconteceu às suas filhas, a fim de protegê-las. No fim, a side quests da Stolen Heirloom é uma das mais interessantes de Breath of the Wild, justamente por ter em seu cerne uma história tão profunda e humana sobre o luto. 

Imagem de Zelda Breath of the Wild
Reprodução: Nintendo

LEIA MAIS

The Legend of Zelda: Breath of the Wild está disponível para Nintendo Switch e WiiU. 


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!

  • Lançamento

    03.03.2017

  • Publicadora

    Nintendo

  • Desenvolvedora

    Nintendo

  • Gênero

    None