Em uma coluna na revista japonesa Famitsu (via Source Gaming), o diretor de Super Smash Bros. Ultimate, Masahiro Sakurai, revelou mais detalhes sobre a produção do jogo, incluindo o início de seu desenvolvimento.

“A proposta inicial foi completada em dezembro de 2015, quando ainda estávamos trabalhando no DLC do título anterior”, escreveu. “Não foi até mais tarde que eu juntei um time e comecei o desenvolvimento do novo jogo de fato.”

Sakurai também declarou que o jogo foi construído com base em títulos anteriores da série, e não traz um sistema de combate inédito.

“Primeiro, eu tive de fazer uma decisão: criar um sistema de jogo completamente novo, ou construir com base nos preexistentes”, disse. “Eu decidi pelo último; caso contrário, talvez tivéssemos apenas um terço dos lutadores que temos agora. Algumas pessoas ainda podem acabar preferindo um título anterior, mas eu decidi colocar esta visão para mais tarde e dar foco às tarefas mais importantes no momento.”

Falando em personagens, Ultimate terá o maior elenco da série até hoje. Curiosamente, porém, o diretor revelou que costuma abandonar jogos com muitos lutadores.

“Falando pessoalmente, eu vejo que, quando pego um jogo de luta, geralmente eu os deixo de lado antes de conseguir jogar com todos os personagens diferentes”, revelou. “Quanto mais personagens, mais ficam intocados, e as coisas passam a ficar menos estratégicas, então é difícil dizer que simplesmente adicionar mais personagens é uma ideia perfeita.”

“Porém, Smash é um jogo de luta baseado em personagens, e há muitos jogadores por aí aguardando ansiosamente pela oportunidade de jogar com seu lutador favorito. Eu lutei com este problema bastante enquanto decidia se deveria incluir todo mundo.”

O diretor também citou algumas mudanças em relação aos predecessores, incluindo a velocidade do combate, e o fato de que agora é possível escolher a arena de combate antes dos lutadores, para que jogadores possam adaptar suas estratégias.

Super Smash Bros. Ultimate sai em 7 de dezembro para Nintendo Switch.