Super Mario World é um jogo que marcou a infância de muita gente. Caso você seja uma dessas pessoas, provavelmente, a história deste hack assustador vai ficar presa na sua cabeça até a próxima vez em que jogar o clássico de Super Nintendo. O adorável herói da Big N é transformado em um assassino em série responsável por acontecimentos medonhos no game.

O hack em questão é tema de uma das creepypastas — ou histórias de terror criadas na Internet — mais famosas dos games, especialmente por causa da horripilante imagem de um rosto fantasmagórico que faz parte do mistério. Mas, calma. Depois falamos disso. 

Imagem da creepypasta de Super Mario World
Reprodução: Adam/SMW Rom

Tudo começou em 2010, quando um arquivo misterioso foi disponibilizado no fórum SMW Central pelo usuário identificado apenas como “M A R I O”. O relato conta que o hack foi encontrado por um moderador, Adam, que decidiu testá-lo. Ele relatou a macabra experiência em uma thread que se tornou a tal creepypasta. 

Após abrir o arquivo, Adam descreveu que encontrou um documento de bloco de notas inserido dentro da pasta, formado por um conjunto de letras aleatórias e símbolos. Nada no texto fazia sentido, com exceção de um trecho da primeira frase, em que se lia: “findmefindmefindme” (“me encontre”, em tradução livre, escrito repetidamente). 

Ao aplicar o hack em Super Mario World e carregar o game, a tela inicial passava a conter apenas o termo “MARIO” em cores foscas. Após apertar iniciar, o parágrafo de introdução também foi alterado, dando a entender que Mario é o antagonista da história. 

Imagem da creepypasta de Super Mario World
Reprodução: Adam/SMW Rom

“Bem-vindo! Esta é Dinosaur Land”, dizia o texto. “Nesta terra estranha, descobrimos que a Princesa Toadstool está desaparecida de novo! Parece que o Mario está nisso de novo!”

De acordo com o relato, Adam percebeu que algo estava estranho, pois os nomes de algumas fases foram alterados. Yoshi’s House, por exemplo, se tornou apenas "YOSHI’S", e, ao entrar no level, o jogador descobriu que ainda mais coisas eram diferentes do clássico.

A fase foi esvaziada de vida — completamente sem inimigos, fogo, passarinhos, nem mesmo a casa da árvore — e assim se sucedeu até o final do jogo, como se todos tivessem morrido e não voltassem mais. Apenas um item de caixa de texto foi mantido no cenário. A mensagem continha um código binário que, traduzido, dizia apenas: “Bloco de notas.”

Imagem da creepypasta de Super Mario World
Reprodução: Adam/SMW Rom

O jogador afirma ter encontrado mensagens horripilantes em outros lugares. Em Yoshi's Island 2 — renomeada “YOSHI’S HOUSE” —, após resgatar Yoshi, o pequeno dinossauro disse que estava a caminho de resgatar seus amigos, mas foi detido por Mario e aprisionado naquele ovo. Perto dali, caixas de texto continham as mensagens: “Há algo que possa fazer para você mudar de ideia?” e “Ponto de dica: Esta é a saída egoísta”.

No geral, Adam relata que o hack parecia não permitir que ele jogasse Yoshi no abismo, como é costume no jogo. Pelo contrário, o Mario controlado pelo jogador não pode se separar do dinossauro até chegar no primeiro Iggy's Castle, agora com o nome "GO BACK" (“volte”). 

Assim como aconteceu com a tela inicial, aqui as cores da fase foram alteradas para uma paleta opaca e sem vida. O corredor do castelo continha apenas uma sequência mensagens. Algumas correspondiam a uma caixa de texto vazia apenas com a assinatura do Yoshi. Outras ameaçavam o jogador com: “Você não causou problemas o suficiente?”

Imagem da creepypasta de Super Mario World
Reprodução: Adam/SMW Rom

É então que Adam supostamente teve um vislumbre dos crimes de Mario, pois a tela em que salvamos o ovo de Yoshi foi adaptada para a descrição de uma cena de crime. A vítima? Princesa Peach. 

“Vitima #1: Os globos oculares não foram encontrados”, informava o texto. “A vítima foi encontrada morta em seu carpete. A causa de morte é desconhecida, marcas de mão com digitais desconhecidas foram encontradas em todo o cadáver”.

Imagem da creepypasta de Super Mario World
Reprodução: Adam/SMW Rom

A experiência horripilante do jogador teve fim na sexta e última fase do hack, Donut Plains 1. Após ser transportado misteriosamente por um cano invisível, Adam afirma que se viu em uma fase composta apenas por um fundo preto. Uma série de portas pequenas se enfileiravam a frente, as quais ele não pôde atravessar pois, por causa de um cogumelo, Mario se tornou grande. 

Ao fim do corredor, um beco sem saída. Com o fim da plataforma, à frente do jogador havia apenas um abismo e uma parede do outro lado da sala. Ao pular no vão, Adam percebeu que o buraco era feito de um chão invisível. Após investigar pelo trecho por alguns segundos, ele encontrou mais um cano invisível. 

Imagem da creepypasta de Super Mario World
Reprodução: Adam/SMW Rom

O que ele encontrou não foi a continuação da fase, mas uma tela preta. Sem Mario. Sem qualquer elemento que não fosse a escuridão. O jogador afirma ter apertado botões para tentar sair dali, mas nada aconteceu. Adam termina o relato dizendo que “aquela era a representação de morte dos jogos: uma queda. Mario havia morrido.”

A história contada pelo misterioso jogador é em muito desconcertante, mas a parte mais assustadora da creepypasta com certeza é a imagem anexada a ela. 

Imagem da creepypasta de Super Mario World
Reprodução: Adam/SMW Rom

No fim da thread em que o relato foi compartilhado pela primeira vez, o fundador do fórum disse que conseguiu transformar o arquivo de bloco de notas, o qual Adam confundiu com o .smc (imagem de ROM) convertido em .txt, em um arquivo de imagem. O resultado não era muito visível mas, ao procurar por resultados de mesma resolução no Google Imagens, ele encontrou a imagem de um rosto fantasmagórico.

Caso tenha coragem de testar o hack por si só, ele ainda está disponível no fórum. No mínimo, será uma experiência interessante com a aproximação do Halloween. 


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em Twitch, Twitter, Facebook e no TikTok.

extras/capas/super_mario_world_box_art.png
Super Mario World
  • Lançamento

    21.11.1990

  • Publicadora

    Nintendo

  • Desenvolvedora

    Nintendo

  • Gênero

    Plataforma

  • Plataformas

    Nintendo Game Boy Advance Nintendo Switch Wii U Wii Super Nintendo