Três meses após começar investigações sobre uma série de vazamentos de Pokémon Sword & Shield, a Nintendo e a Pokémon Company revelaram nesta segunda-feira (11) quem foram os responsáveis pela divulgação de informações do jogo antes de seu lançamento oficial.

Em uma nota, as duas empresas informaram que as informações foram vazadas pelo site português FNintendo, veículo especializado na cobertura de jogos da produtora.

Como resultado do vazamento, a Nintendo encerrou seu relacionamento com a publicação, que não terá mais acesso antecipado aos jogos da empresa ou poderá participar de eventos de imprensa da companhia.

Em novembro, uma série de informações e imagens de Pokémon inéditos de Sword & Shield foram vazados antes do lançamento oficial do jogo. No mesmo mês, a Nintendo e a Pokémon Company lançaram uma investigação conjunta para avaliar a origem do vazamento.

"Esses Pokémon foram vazados por um redator do site português FNintendo que havia recebido uma cópia antecipada do jogo para fins de análise. Ele e a FNintendo falharam em lidar com material confidencial, resultando em uma clara violação do acordo de confidencialidade entre a Nintendo e o veículo. Como resultado, a Nintendo não trabalhará mais com a FNintendo", informou a empresa.

"A Nintendo sempre protegerá suas propriedades intelectuais e suas marcas. Os vazamentos prejudicam não apenas a Nintendo, mas os milhares de funcionários que trabalham duro para levar os jogos ao mercado e os milhões de fãs ao redor do mundo que esperam notícias e surpresas", continuou.

Em nota, o FNintendo confirmou que o vazamento se deu através do compartilhamento de informações confidenciais recebidas por um de seus colaboradores, e lamentou o ocorrido.

"Reconhecemos que é inadmissível violar as diretrizes de embargo e que não lidamos com os materiais para análise com o cuidado devido. Respeitamos plenamente a decisão da Nintendo de cancelar o contrato de confidencialidade entre as nossas empresas em resultado dessa quebra de confiança e aceitamos que não receberemos mais produtos da Nintendo nem seremos convidados a participar nos seus eventos", apontou a publicação.

  • Lançamento

    15.11.2019

  • Publicadora

    Nintendo

  • Desenvolvedora

    Game Freak

  • Gênero

    RPG

  • Testado em

    Nintendo Switch

  • Plataformas

    Nintendo Switch