Presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa pediu desculpas oficialmente nesta terça-feira (30) por conta do problema dos controles Joy-Con que acabou ficando conhecido como "drift".

"Em relação aos Joy-Con, pedimos desculpas por qualquer problema causado a nossos clientes", afirmou Furukawa em uma sessão de perguntas e respostas com investidores (via Kotaku).

Continuamos com o objetivo de melhorar nossos produtos, mas como o Joy-Con é objeto de uma ação coletiva nos Estados Unidos e esse ainda é um problema pendente, gostaríamos de não responder sobre nenhuma ação específica”.

O pedido de desculpas é a primeira manifestação pública do tipo da companhia desde que o problema do "drift" começou a ser reportado, há cerca de um ano.

O "drift" se refere a uma grande quantidade de casos em que o analógico do controle ganhava "vida própria" e passava a se movimentar mesmo que o jogador não fizesse nada.

O problema foi reportado tanto nos Joy-Cons do Switch padrão como no Switch Lite, que tem controles integrados ao corpo do console. Em julho do ano passado, uma ação coletiva foi aberta nos Estados Unidos contra a Nintendo por conta o defeito.

A Nintendo reconheceu o problema e, no mesmo mês, anunciou o gratuidade para o conserto do "drift" – incluindo no Brasil.