A chegada de Fire Emblem ao ocidente se deve em grande parte ao empurrãozinho dado por Super Smash Bros. Melee, mas o sucesso não foi imediato neste lado do planeta.

De fato, a série Fire Emblem esteve muito de chegar ao fim por conta de baixos números de vendas pelo mundo. Foi graças a Fire Emblem Awakening , lançado em 2012 para o portátil Nintendo 3DS, que a série se renovou, ganhou novo fôlego e trilhou o caminho de êxito até chegar em Heroes e Three Houses.

Uma das entrevistas da série Iwata Asks, comandas pelo ex-presidente da Nintendo, Satoru Iwata, com os produtores de Fire Emblem Fates revela que Awakening foi concebido como capítulo final de FE.

"Para ser honesto, quando fizemos Awakening, pensamos nele como o último da série", comenta o produtor Hitoshi Yamagami.

"Hatano-san, que na época trabalhava como chefe do departamento de vendas, disse que a série Fire Emblem não estava conseguindo números bons, então esse seria o último jogo.

A equipe toda pensou então 'Este é o último, então vamos dar o nosso melhor para não ter arrependimentos'. A gente tinha uma enorme lista de coisas diferentes, 'quero fazer isso' e 'quero colocar aquilo', e o resultado foi Awakening. O jogo que resultou disso tudo vendeu muito bem".

À época, na entrevista, Iwata comenta que foi um grande momento de virada para a série. "Tornou-se o jogo mais vendido de Fire Emblem no mercado internacional", completa Iwata-san.

O fôlego renovado abriu o caminho para experimentos dos mais variados com Fire Emblem que levaram a grife aos pontos mais altos nestes 30 anos de história.

O título seguinte no 3DS, Fates, adotou um estilo Pokémon de ser e apresentou duas campanhas em cartuchos diferentes, Birthright e Conquest - uma terceira, chamada Revelation, veio como conteúdo extra pago via download.

A seguir vieram títulos de estilos diferentes, como o mediano Fire Emblem Warriors, e o simpático Heroes, que se tornou o game mais lucrativo da Nintendo em smartphones.

Por sua vez, o episódio mais recente é o incrível Three Houses, capítulo da franquia lançado para Switch em 2019 que se tornou o jogo mais vendido da série em consoles, perdendo no geral apenas para Fates, de acordo com números oficiais. Em dezembro, o título acumulava 2,58 milhões de unidades vendidas pelo mundo, enquanto Fates conta com 2,94 milhões de cópias comercializadas.