No aniversário de 30 anos a série Fire Emblem tem muito a comemorar, desde um game mobile que se tornou de forma surpreendente o maior sucesso da Nintendo em smartphones até um capítulo em alta definição para Switch que coleciona elogios e boas vendas pelo mundo.

Porém, dificilmente isso seria uma realidade hoje em dia caso no início do século o game de luta Super Smash Bros. Melee não tivesse dado uma forcinha para Fire Emblem.

Lançado no final de 2001 para o GameCube, o jogo expandiu de forma impressionante o elenco da série, incluindo vários personagens secretos. Dentre eles apareceram Marth e Roy, o primeiro um dos guerreiros mais clássicos e importantes de Fire Emblem enquanto o outro ainda iria estrear em um novo FE para Game Boy Advance, em 2002.

De fato, Sakurai já gostaria de ter adicionado Marth no primeiro Smash, para o Nintendo 64.

"Eu queria ter incluído Marth no Smash Bros., como um personagem espadachim", explicou o diretor em entrevista publicada no livro Making of Fire Emblem: 25 Years of Development Secrets.

Divulgação

"Mas para Smash 64 houve algumas coisas que mal conseguimos terminar em tempo e os quatro personagens secretos foram criados com a premissa de conseguir reutilizar alguns movimentos e partes de modelos que já estavam prontos, então o Marth acabou não entrando".

Em resumo, Sakurai queria acrescentar mais um guerreiro espadachim que fosse diferente de Link. Enquanto o herói de Legend of Zelda apresentava ataques mais fortes e diretos, a ideia era que Marth tivesse um estilo mais elegante e dependesse mais de técnica.

"Fire Emblem já era uma franquia com vários títulos populares e eu achei que tinha valor o bastante incluir um personagem da série.

Então, na nova versão, Super Smash Bro. Melee, eu decidi colocar Marth desde o começo. Então, quando estava pensando em um potencial personagem clone, veio a ideia do Roy. O jogo dele estava em produção na época e ele foi incluído".

A presença dos personagens chamou atenção de muitos jogadores e deu uma notoriedade até então inédita para Fire Emblem no ocidente.

Divulgação

Em 2002 chegou Fire Emblem: The Binding Blade, para o GBA, ainda só no Japão, e um ano depois veio enfim o primeiro episódio da série para o ocidente, chamado apenas de Fire Emblem, também para o portátil Game Boy Advance.

Curiosamente, parece que deu tão certo que hoje em dia a série Smash Bros. conta com uma grande variedade de personagens de Fire Emblem - o próprio Sakurai até já admitiu que há guerreiros demais da franquia.

Seja como for, Fire Emblem deve muito de seu sucesso atual no ocidente ao carisma de Smash Bros. e o carinho de Sakurai pela clássica série de estratégia.

extras/capas/Super_Smash_Bros._Ultimate.jpg
Super Smash Bros Ultimate
Ver review
  • Lançamento

    07.12.2018

  • Publicadora

    Nintendo

  • Desenvolvedora

    Nintendo

  • Gênero

    Luta

  • Testado em

    Nintendo Switch

  • Plataformas

    Nintendo Switch