Diretor da Nintendo e criador de franquias como Mario, The Legend of Zelda, Star Fox e Donkey Kong, Shigeru Miyamoto não acredita que jogos por streaming deverão substituir completamente consoles tradicionais e versões locais de games.

A avaliação de Miyamoto veio durante a reunião anual da Nintendo com seus investidores, quando executivos da empresa foram questionados sobre o tema.

"Não tenho dúvidas de que continuarão existindo jogos que são divertidos porque eles estão sendo executados localmente e não na nuvem", afirmou.

Ainda assim, o diretor da Nintendo defende que a empresa deve continuar explorando essa área, uma vez que ela se tornará muito difundida no futuro. “Acreditamos que é importante continuar a usar esses diversos ambientes técnicos para criar entretenimento exclusivo que só poderia ter sido feito pela Nintendo”, avaliou.

Também presente na reunião, Shuntaro Furukawa, presidente da Nintendo, afirmou que a Nintendo tem observado a evolução da tecnologia de streaming, e reiterou que a companhia não acredita que a conversão total do setor para a nuvem deva acontecer tão cedo.

"Embora não esperemos que todos os jogos se tornem jogos em nuvem tão cedo, as tecnologias estão definitivamente avançando. Vemos um futuro em que as tecnologias de nuvem e streaming se desenvolverão cada vez mais como um meio de entregar jogos aos consumidores. Precisamos acompanhar essas mudanças", afirmou o presidente da empresa.

Sem dar detalhes sobre iniciativas da própria Nintendo, Furukawa afirmou que a Nintendo pode ter boas oportunidades se o streaming realmente deslanchar – combinando suas ofertas de hardware, software e conteúdos exclusivos para crescer no setor.

"Se essas mudanças aumentarem a população mundial de jogos, isso nos dará mais oportunidades com nossa abordagem integrada de desenvolvimento de hardware e software para alcançar pessoas em todo o mundo com o entretenimento exclusivo que a Nintendo pode oferecer", disse.

Apesar de não ter iniciativas concretas no setor como Google (Stadia), Microsoft (xCloud) e Sony (PlayStation Now), Nintendo já fez alguns testes com a tecnologia através de parceiros no Switch – nominalmente com Resident Evil 7 e Assassin's Creed Odyssey, ainda que isso tenha acontecido exclusivamente no Japão.