Frequente alvo de críticas por jogadores do Switch, o sistema de chat de voz usado pela Nintendo para conectar amigos usando smartphones foi justificado por Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, durante uma fala na Geekwire Summit (via Ars Technica). 

Segundo o executivo, a Big N deseja sempre ter uma abordagem diferente em seus sistemas, oferecendo experiências que competidores não possuem. "Isso cria um tipo de yin e yang para nossos consumidores", explicou. 

No caso específico do chat de voz, a justificativa seria a natureza portátil do console, que pode ser usado para jogos em qualquer lugar, então precisaria de um acessório também móvel para o chat. 

"O que vemos é uma situação em que sabemos que o Nintendo Switch está sendo jogado ao ar livre, no parque, no metrô. Acreditamos que a maneira mais fácil de se conectar e ter uma experiência com o bate-papo por voz é com seu telefone celular. Ele está sempre lá, está sempre com você", justificou. 

O chat do Switch, vale lembrar, continua exigindo que um aplicativo avulso seja instalado no smartphone do usuário para ser ativado. O console não tem opção de bate-papo direto pelo Switch, como em plataformas rivais.