Nem mesmo a Nintendo passou imune aos cortes da indústria de games em 2024. O braço norte-americano da empresa passou por uma reformulação na equipe de testes, com aproximadamente 120 vagas de funcionários terceirizados sendo cortadas — algumas dessas pessoas serão mantidas com contrato de trabalho integral, enquanto outras perderão o emprego.

A informação veio de Ethan Gach, do Kotaku, que não conseguiu encontrar o número exato de demissões e efetivações. Uma declaração da Nintendo, entretanto, diz que a reorganização gerará um número "signifcativo"de vagas integrais.

A mudança vem em meio a uma incerteza dos próprios funcionários sobre os próximos passos. O sucessor do Nintendo Switch só deve chegar em 2025, e o setor não esperava por grandes jogos para serem testados ainda em 2024, as fontes do Kotaku também não ouviram sobre testes do "Switch 2".

LEIA MAIS

Modelos de contratação

É importante realizar a distinção entre os modelos de contratação: a Nintendo usava um sistema de "contractor" para o departamento de testes em seu escritório de Washington, onde os funcionários não eram totalmente ligados à empresa, e eram considerados como trabalhadores independentes.

Em outra matéria do Kotaku, é mencionado que os contractors, por vezes, se sentiam segregados dos funcionários integrais da Nintendo, e chegaram a pressionar por uma efetivação.

Olhando por um prisma positivo, os contractors que foram demitidos receberão pacotes de benefícios — ação que normalmente se enquadraria para funcionários integrais.