Na próxima sexta-feira (18), Metroid Prime comemora 20 anos desde seu lançamento. Para celebrar a data, alguns dos desenvolvedores que trabalharam no clássico têm contado curiosidades e histórias do por trás das cenas. É o caso de Zoid Kirsch e Jack Mathews, que revelou que o time teve que congelar um GameCube para resolver um bug do game. 

O relato de Mathews conta que, assim que Metroid Prime foi lançado, a Nintendo comunicou a Retro que alguns GameCubes com CPUs comprometidas foram vendidos. Curiosamente, apenas o jogo de Samus estava apresentando problemas. 

Imagem de um Nintendo GameCube
Montagem: GoNintendo

Nos consoles defeituosos, os objetos animados do game se movimentavam rápido demais, visto que o código do jogo era lido mais rapidamente do que o CPU suportava. Por isso, o time de desenvolvimento teve que se desdobrar para solucionar o problema – e a solução encontrada é a mais inusitada possível. 

Para resolver o problema, a equipe descobriu que era necessário deixar o GameCube extremamente gelado e, por isso, era necessário deixá-lo no congelador por ao menos 15 minutos. 

Imagem de Metroid Prime
Reprodução: Retro Studios/Nintendo

Tornando as coisas ainda mais trabalhosas para o time, a Nintendo forneceu apenas um dev kit com a CPU defeituosa. Sendo assim, era preciso retirar e colocar o GameCube do congelador diversas vezes ao longo do dia, atrasando todo o processo. 

"Nós literalmente corríamos com o kit do freezer da sala de descanso para a TV. Carregavamos os jogos salvos o mais rápido possível e o maior número possível de lugares em 15 minutos. Depois, tentávamos um novo código, congelavamos novamente e voltavamos. Nunca esquecerei disso", recorda Mathews.

Após encontrar a solução, CDs atualizados do game foram produzidos. Dessa forma, aqueles que tivessem o erro podiam entrar em contato com a Nintendo para recebê-lo. Coisa de uma época em que patches e correções não podiam ser distribuídas online. 

No Twitter, Mathew disse que foi inspirado por seu colega Kirsch, que tem compartilhado uma curiosidade sobre a produção de Metroid Prime por dia entre 8 e 18 de novembro. 

Imagem de Metroid Prime
Reprodução: Retro Studios/Nintendo

Entre as revelações do programador está o fato que as portas do jogo foram adicionadas para esconder os tempos de carregamento, visto que o jogo carregava apenas duas salas por vez. 

LEIA MAIS

Metroid Prime foi lançado originalmente para Nintendo GameCube. O jogo também está disponível na coletânea Metroid Prime Trilogy, de Nintendo Wii. 


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em Twitch, Twitter, Facebook e no TikTok. Também somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de lançamentos de jogos da América Latina e que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos.

extras/capas/metroid_prime_box_art.jpg
Metroid Prime
  • Lançamento

    18.11.2002

  • Publicadora

    Nintendo

  • Desenvolvedora

    Retro Studios

  • Gênero

    Aventura, jogo de tiro em primeira pessoa