Um senso comum entre os jogadores é que o Mario é original da Itália. Ainda mais com o sotaque conferido por seu dublador nos games, Charles Martinet, e interjeições como “Mamma Mia!” e “Ravioli”, é difícil imaginar que o encanador mais famoso dos games tenha outra nacionalidade. Contudo, isso não é muito bem verdade. 

O fato é que a real origem do personagem é motivo de debate a anos – e, pelo jeito, teremos uma resposta oficial em breve. Isso porque, no teaser do filme de Super Mario Bros, o encanador pergunta ao primeiro avistar o Reino dos Cogumelos: “Que lugar é esse”? Com isso, supõe-se que ele veio de outro lugar. 

Mas que lugar seria esse? Afinal, de onde é o Mario? 

Para encontrar as possíveis origens do mascote da Nintendo, é necessário voltar no tempo. Mario foi criado pelo lendário game designer Shigeru Miyamoto, que usou Popeye como inspiração para criar o encanador que precisa salvar Paulina das garras de um gorila raivoso em Donkey Kong, de 1991. 

Imagem do Donkey Kong de 1991
Reprodução: Nintendo

Um guia de personagens publicado pela Nintendo em 1991 classifica Mario como um “Homo nintendonus” – o que indica que ele não necessariamente é humano (via ResetEra).  Ainda sim, pelo que tudo indica, o encanador cresceu e viveu entre humanos.

Parte dos fãs deve se lembrar que, nos desenhos animados Super Mario Bros. Super Show! e The Adventures of Super Mario Bros. 3, da DiC Cartoons, Mario e seu irmão Luigi são encanadores do Brooklyn, em Nova York, Estados Unidos. 

Contudo, é possível que nem todos saibam que a raízes de Mario no bairro de Nova York remetem primariamente dos games. A primeira vez que o personagem foi associado ao Brooklyn aconteceu em Mario’s Time Machine, de 1993.

Imagem de Mario's Time Machine
Reprodução: Nintendo

O jogo educacional, lançado originalmente para MS-DOS mas que chegou posteriormente para NES e SNES, acompanhava Mario em uma jornada pelo tempo e espaço. Usando uma máquina do tempo, o encanador visita os Estados Unidos na era colonial, a Grécia Antiga e mais. 

Em determinado ponto, um imperador chinês pergunta para Mario de onde ele é. Em resposta, o encanador confirma que é original do Brooklyn. 

Um contraponto importante, porém, é que não se sabe ao certo se essa informação é canônica ou não. Mario’s Time Machine foi desenvolvido pela Software Toolworks e Radical Entertainment – a Nintendo ficou responsável apenas pelo licenciamento dos personagens. Sendo assim, Miyamoto e seu time não estiveram envolvidos na produção.

Ainda sim, a publisher japonesa não apenas aceitou a parceria, como aprovou o lançamento para seus consoles de mesa. Dessa forma, é difícil imaginar que a Nintendo tenha simplesmente ignorado a definição da origem de seu principal mascote antes de dar o sinal verde para a publicação, não é mesmo? 

Outra possível origem de Mario levantada pelos fãs é New Donk City, de Super Mario Odyssey. 

Imagem de Super Mario Odyssey
Reprodução: Nintendo

A cidade do jogo não apenas lembra Nova York, repleta de arranha-céus e habitada por seres humanos de terno, como tem Paulina como prefeita – o que conecta a cidade diretamente com as origens do encanador no Donkey Kong de Arcade. 

Sendo uma referência clara à Nova York, seria válido e divertido se o filme da Illumination e Nintendo comprove que o Mario é original de New Donk City. 

As raízes do personagem como um encanador do Brookly de família italiana, além disso, faria sentido com o sotaque que o ator Chris Pratt escolheu para interpretar o personagem. 

Imagem do filme do Mario
Reprodução: Illumination/Nintendo

LEIA MAIS

O filme do Mario — no título original, The Super Mario Bros. Movie —  estreia em 30 de março de 2023 nos cinemas brasileiros.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em Twitch, Twitter, Facebook e no TikTok.

extras/capas/Mario-Odyssey-Ficha.jpg
Super Mario Odyssey
Ver review
  • Lançamento

    27.10.2017

  • Publicadora

    Nintendo

  • Desenvolvedora

    Nintendo EPD

  • Gênero

    Plataforma, aventura

  • Plataformas

    Nintendo Switch