Um dos grandes responsáveis pelo sucesso inicial da Nintendo no mundo dos games, sendo a mente responsável por projetos como o Game & Watch e o Game Boy -, Gunpei Yokoi deixou a empresa subitamente em 15 de agosto de 1996, próximo a seu aniversário de 55 anos.

Para muitos, a saída de Yokoi deve-se ao resultado desastroso do Virtual Boy, até hoje considerado o maior fracasso da história da empresa. Porém, em um artigo da edição de novembro de 1996 da revista Bungeishunju, republicado neste ano pelo site Livedoor, o engenheiro explicou o real motivo para deixar a Big N para trás.

“Após mais de trinta anos, eu deixei a Nintendo”, escreveu Yokoi. “Depois de me formar na universidade, eu fiquei o tempo inteiro trabalhando em brinquedos, mas na altura dos 55 anos, pensei em trabalhar em um emprego que me daria ainda mais liberdade com minhas ideias.”

Na época de sua aposentadoria, o jornal Nikkei chegou a fazer uma reportagem sobre Yokoi, e sobre como ele iria “tomar responsabilidade pelo fracasso do Virtual Boy”.

“Na realidade, eu não saí por ‘tomar responsabilidade pelo fracasso do Virtual Boy’”, esclareceu. “Desde antes disso, eu pensava que quando chegasse aos 55 anos, gostaria de virar independente.”

Yokoi indica que, após o sucesso estrondoso do Famicom/NES e Game Boy no mercado mundial, a Nintendo tornou-se bem menos focada em produtos “de nicho” que ele passou décadas desenvolvendo.

“Colocando de outra forma, eu criei ideias para uma vida e continuei a fazer brinquedos”, explica. “Para continuar a seguir com a filosofia corporativa da Nintendo de ‘brinquedos de um nicho particular’ - esta é a única razão pela qual eu saí.”

Após sair da Nintendo, Yokoi fundou sua própria companhia, a Koto Laboratory, e trabalhou no portátil WonderSwan, da Bandai. Tragicamente, ele faleceu em um acidente de trânsito em 4 de outubro de 1997, aos 56 anos.