Tower of Fantasy é o um RPG de ação desenvolvido pela Hotta Studios e distribuído globalmente pela Level Infinite. Gratuito e com microtransações no formato gachapon, o game combina elementos de ficção e fantasia em ambientação pós-futurista.

O jogo foi lançado para smartphones Android e iOS, mas já conta com client próprio para PC. Sua versão para Steam e Epic Games Store está prevista para outubro de 2022 e, por enquanto, não existe confirmação se será lançado para consoles.

Crédito: The Enemy

História - Fantasia futurista

O título se passa no futuro, no mundo de Aida, uma colônia espacial da Terra estabelecida no ano de 2516. A humanidade estava próxima de um novo ápice tecnológico e a descoberta de um cometa que possui Omnium, uma fonte de energia quase inesgotável, possibilitaria avanços científicos por séculos.

Para capturar o cometa e sua fonte de energia, a Tower of Fantasy foi construída em 2659, mas apenas 5 anos depois uma explosão irradiou toda a colônia de Aida com radiação Omnium, devastando a civilização quase por completo.

Seres humanos contaminados pela radiação sofreram severas mutações, tornando-se extremamente violentos e perdendo sua humanidade quase que por completo. Os sobreviventes de Aida dependem de supressores de energia para conter a contaminação. 

A história do jogo acompanha um protagonista que teve suas memórias apagadas, o qual deve se envolver em um conflito entre os humanos que vivem em colônias protegidas e um grupo que busca abraçar os efeitos da radiação Omnium como o caminho para o futuro da civilização.

Jogabilidade

O personagem controlado pelo jogador é customizável e conta com uma variedade enorme de armas. Algumas podem ser adquiridas durante as missões, mas a maioria delas está disponível apenas por meio do sistema de gacha. Tower of Fantasy traz um estilo de gameplay dinâmico, com câmera livre e mecânica que incentiva a troca de armas durante os combates. 

Crédito: GameGaki

A exploração funciona de maneira bem similar à de Genshin Impact, com boa verticalidade. Porém, como diferencial, o jogo possui muitos elementos de MMOs tradicionais como montarias e equipamentos auxiliares que permitem deslizar sobre a água, planar, e interagir com o cenário de maneiras específicas. 

O mapa de Tower of Fantasy possui dois tipos de pontos de viagem rápida. Ambos precisam ser ativados assim que o jogador os alcançar. As torres, especificamente, possuem robôs cartógrafos que liberam a visão daquela área do jogo.

Combate

É possível equipar três armas simultaneamente, alternando entre elas durante as lutas. O sistema de combate do jogo é bem simples, contando com um botão de ataque, um de esquiva e outro para habilidades especiais. Além disso, conforme o jogador continua a atacar oponentes com uma arma, as demais vão “carregando”.

Tower of Fantasy via The Enemy

Quando a barra das armas adicionais estiver carregada, trocar de arma ativa, automaticamente, uma habilidade especial. Além disso, o jogo conta com sistema de esquiva perfeita, o qual habilita uma área em câmera lenta que desacelera os inimigos e completa instantaneamente a barra de recarga das armas.

Personagens e Armas

Outra diferença marcante é que, apesar de existirem vários personagens, eles não se juntam ao seu grupo. O jogador tem a possibilidade de sortear Simulacras, figuras holográficas que carregam a aparência e memórias de NPCs que existem no mundo de Aida.

Tower of Fantasy via The Enemy

As armas poderosas do jogo, com ranques SR e SSR, são atreladas a uma Simulacra específica. Dessa forma, sortear um personagem em Tower of Fantasy não significa que ele se juntará a sua equipe, mas que terá acesso à arma e skin do personagem.

Equipar uma arma SSR não obriga o jogador a utilizar a skin atrelada, sendo possível manter a aparência do personagem principal. No entanto, cada Simulacra conta com um sistema de relacionamento que pode ser desenvolvido ao presenteá-la. Ao alcançar níveis mais altos de afinidade, você receberá alguns bônus de combate.

Gacha e evolução de equipamentos

Tower of Fantasy via The Enemy

Assim como em outros jogos do tipo gacha, Tower of Fantasy incentiva os jogadores a coletarem armas repetidas, investindo sempre nos diferentes banners. Nesse aspecto, o jogo está mais próximo de Honkai Impact 3rd, outro jogo da Hoyoverse.

Além dos banners de personagens padrão e temporários que utilizam, respectivamente, núcleos dourados e vermelhos, o jogo possui roletas de Matrizes, que se assemelham às Stigmatas de Honkai Impact.

Tower of Fantasy via The Enemy

Como, na prática, Tower não conta com personagens diferentes para se modificar, as Matrizes são inseridas nas armas, adicionando atributos especiais. O gatcha de Matrizes utiliza cupons no lugar de núcleos, introduzindo outra moeda para garantir a progressão no jogo.

Um fator que diminui essa pressão é a existência dos núcleos pretos. Apesar de ter um índice de sucesso bem menor que suas versões premium, eles são encontrados aos montes espalhados pelo mundo de Tower of Fantasy, e com um pouco de sorte ainda podem render uma boa arma.

Tower of Fantasy via The Enemy

Cupons de Cashback

Cada invocação de Tower of Fantasy recompensa os jogadores com um cupom de seu respectivo banner, independente do sucesso ao rolar por armas ou matrizes. Esses cupons podem ser trocados em uma loja especial que permite escolher itens daquele banner para resgatar. 

Tower of Fantasy via The Enemy

Essa mecânica de cashback funciona como um prêmio de consolação para jogadores menos afortunados, criando um senso de que, eventualmente, ele será recompensado. 

Outra marca registrada do gênero são as inúmeras recompensas pulverizadas pelo jogo ao completar atividades pequenas e conquistas. São tantos prêmios recebidos em tantas áreas diferentes da interface que até os jogadores do free to play sentem estar progredindo em algum nível.

Crédito: The Enemy

Progressão e Atributos

Naturalmente o jogo oferece sistema de níveis, com máximo previsto para nível 70. Contudo, há limitação diária de progressão, sendo impossível atingir o nível máximo em um curto período de tempo. A estratégia de uma progressão limitada parece estar relacionada à agenda de atualizações do jogo.

O formato possibilita organizar janelas de lançamento para novas áreas antes dos primeiros jogadores saturarem o nível máximo das regiões presentes. 

Tower of Fantasy via The Enemy

Além dos níveis, os jogadores precisam evoluir seus Supressores de Radiação, aumentando ainda mais seu potencial de dano, defesa, pontos de vida e taxa crítica. Os itens necessários para atualizar os Supressores são encontrados como recompensas de missões, dungeons e – com alguma sorte – baús espalhados pelo mapa. 

Tower of Fantasy via The Enemy

Ainda no quesito atributos, é possível equipar e aprimorar armaduras que também influenciam no poder de ataque, pontos de vida e defesa do personagem. Esse tipo de equipamento pode ser adquirido em algumas missões, mas é coletado principalmente ao completar eventos que consomem pontos de Vitalidade, similar às Resinas de Genshin.

Tower of Fantasy via The Enemy

Tower of Fantasy combina elementos de diversos jogos, inclusive de outros gêneros, então é importante acompanhar os tutoriais no próprio jogo e ficar de olho em dicas sobre como não se perder em meio a tanto conteúdo.

Saiba mais sobre Tower of Fantasy

extras/capas/tower-of-fantasy-capa.jpg.png
Tower of Fantasy
Ver review
  • Lançamento

    10.08.2022

  • Publicadora

    Perfect World Entertainment

  • Desenvolvedora

    Perfect World Entertainment, Hotta Studio, Level Infinite

  • Gênero

    MMORPG/Ação

  • Testado em

    PC

  • Plataformas

    PC iOS Android