O jogo mobile The Witcher: Monster Slayer já está disponível para celulares Android e iOS. Embora use o sistema de Realidade Aumentada, colocando o jogador na função de um Bruxo que precisa exterminar os monstros que perambulam pelas ruas da cidade, a promessa é de ter missões dignas dos jogos de console da série.

Abaixo, você confere a entrevista completa do The Enemy com Nadia Gasik (escritora) e Łukasz Kobryn (programador de gameplay), da equipe do estúdio Spokko, responsável pelo título mobile.

Devour, criatura de The Witcher.

O trailer de anúncio mostrou alguns personagens humanos e eu estava me perguntando: existirá uma história para esse jogo? Ou as missões serão apenas sobre coletar coisas e tal?

Nadia Gasik (escritora): As histórias de The Witcher são focadas, principalmente, no enredo e nos personagens e com Monster Slayer queríamos manter assim. Nosso objetivo é garantir que nossas missões tenham personagens memoráveis, reviravoltas interessantes, elementos de ambiguidade moral e jogabilidade interessante; então, tudo o que você pode esperar de um jogo de The Witcher. Queríamos ter certeza de que você não encontrará missões tipicamente simplistas, como "Coletar 10 peles de urso", por exemplo.

NPCs misteriosos de The Witcher.

Devemos esperar por encontros com personagens que conhecemos?

NG: The Witcher: Monster Slayer se passa antes da época de Geralt de Rívia e da maioria dos personagens que já conhecemos, você assumirá o papel de um novo aprendiz de Bruxo. Existirão muitos personagens novos para conhecer ao longo da jornada — e monstros que você nunca viu antes também! Mas, é claro, o universo de The Witcher é um poço profundo de possibilidades, então, você pode esperar alguns rostos familiares aqui e ali. Contudo, na maior parte do tempo, o contexto de Monster Slayer nos permitiu ser criativos e trazer novas personalidades para o universo The Witcher.

Monstros de The Witcher.

Por que vocês decidiram criar um jogo RA em vez de um game mobile comum?

Łukasz Kobryn (programador de gameplay): Achamos que The Witcher seria um jogo perfeito de RA baseado em localização, já que é isso que os Bruxos fazem — eles vagam pela terra em busca de monstros e têm a capacidade de rastrear essas criaturas sedentas de sangue. Queremos fazer com que seja mais fácil para os jogadores sentirem que estão assumindo o papel de um bruxo, e RA é um bom caminho para conseguirmos isso. Um dos meus exemplos favoritos é conhecer e se envolver com nossos NPCs lindamente representados bem na sua frente no mundo real. Usar RA assim — para falar com personagens e ouvir as histórias deles, ouvir seus infortúnios e ajudá-los em suas dificuldades, eu acho que solidifica esse sentimento de bruxo de uma forma realmente nova. E então, quando você vai para o combate, o RA também ajuda a trazer à tona a urgência da batalha de uma maneira única e direta.

Acho que, como um todo, o gênero ainda tem muito potencial e tentar explorá-lo tem sido um desafio prazeroso para nossa equipe.

Personagem de The Witcher: Monster Slayer.

Existirão recursos multiplayer? Como pedidos de amizade e batalhas PvP?

LK: Neste momento, os jogadores podem fazer amizade e enviar presentes uns aos outros online. Estamos pensando em potencialmente adicionar mais recursos multiplayer no futuro, mas não há nada definido ainda. No momento, estamos totalmente focados em acertar na essência de se tornar um caçador de monstros que pode ser contratado — um lobo solitário em uma jornada perigosa. Acho que isso é fundamental para o jogo que estamos fazendo.